Por Luigi Bitencourt*
A expectativa de vida dos cães, de um modo geral, varia entre 12 e 15 anos. Porém o mais importante é oferecer uma boa qualidade de vida, com saúde e bem-estar. Confira a seguir dicas para ajudar nessa missão.
Alimentação e hidratação
Você conhece aquele ditado popular: “você é o que você come”? Pois bem, ele nunca esteve tão certo, pois para uma boa qualidade de vida é fundamental escolher ração de qualidade, que contemple as necessidades de seu cão. Inicialmente lembre-se de consultar um veterinário para indicar alguma compatível com seu animal. Ah! Nunca esqueça da hidratação, pois também é um dos pilares fundamental para uma vida saudável. De um modo geral o ideal é que o animal consuma entre 30 a 50 ml de água por kilo.
Rotina é fundamental
Os cães se acostumam fácil com qualquer rotina. Procure criar uma rotina diária, que contemple descanso, brincadeiras e um tempo com você. Afinal o afeto dos humanos também é essencial para eles. Ah! uma boa escolha para se colocar na rotina são os passeios na rua, pois isso incentiva o cão explorar alguns sentidos, como olfato e audição, por exemplo.
Passeie com segurança
Nunca é demais lembrar de utilizar guias e coleiras para passear com seu pet. Mesmo que ele seja obediente, pode assustar-se, correr ou, por instinto, fugir. Então, sempre utilize esse acessório de segurança, para que nada de ruim aconteça. Também use cinto de segurança pet, pois além de existir uma lei, esse acessório mantém seu cão mais seguro, em qualquer acidente de automóvel.
Cigarros não
Já foi provado que fumar, por si só, ocasiona muito males a longo prazo. Mas um fato pouco conhecido é que também acarreta grandes malefícios aos animais. Quando o dono fuma perto dos cães, o mesmo inala a fumaça, que fica no ambiente, e a longo prazo pode desenvolver infecções respiratórias e alergias, entre outros males. Então, se parar de fumar não for uma opção, evite fazê-lo perto de qualquer pet.
Sorriso saudável
É muito importante, para uma boa qualidade de vida, cuidar dos dentes do seu cãozinho. Não esqueça de escovar diariamente, pois uma boa saúde bucal é fundamental para evitar problemas com gengivite, mal hálito, tártaro, entre outras bactérias. Quando houver uma saúde bucal falha ou inexistente, com o passar dos anos pode acarretar na perda dos dentes. Por isso, procure demonstrar todo seu carinho não descuidando da saúde do seu pet.
Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.
Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.
Comentarios