top of page

Cinco dicas para seu cão ter dentes saudáveis



@theodoro_the_dog

Vocês sabiam que a saúde bucal dos cães é um dos elementos fundamentais para seu animalzinho ter uma boa qualidade de vida? Pois é, apesar de muitas vezes os donos se descuidarem com isso, é importante sempre estar de olho nos dentes para que futuramente não cause nenhum dano. E pensando nisso listei cinco dicas, para ajudar vocês, no cuidado com o sorriso do seu pet.


1 - Consulte um Veterinário


Sem dúvida essa dica é fundamental antes de seguir todas outras. Regularmente consulte um médico Veterinário para verificar a saúde do animal e também dar uma conferida na arcada dentária. E lembre-se que o médico veterinário é o único que pode realizar limpezas mais complexas como, por exemplo, remoção de tártaro.


2 - Crie o hábito da escovação


@oieusounala / Crédito: Cindy Arturi Ferreira.

Assim como nós, os cães também necessitam que seja realizada uma escovação dental. Mas lembre-se que não se deve utilizar creme dental de humanos, pois os mesmos contém substância químicas altamente prejudiciais para os peludos. Por isso, compre creme dental apropriado em pets shop. No início o cão pode ter dificuldade em aceitar a escovação, porém com calma e carinho, ele se adaptará. Aproveite e faça dessa ocasião um momento lúdico que remeta o animal a sensação de uma brincadeira.


3 - Seu pet é o que ele come


O cuidado com a dentição começa pelo tipo de alimento que é oferecido ao seu animalzinho. Dê preferência sempre para rações secas, pois elas não se prendem com facilidade aos dentes. Porém, se optar por rações úmidas e pastosas, redobre o cuidado com a higienização pós-refeição, pois esses alimentos grudam com mais facilidade nas gengivas dos cães e consequentemente agravam o risco de tártaro a longo prazo. Também em hipótese nenhuma ofereça alimentos de consumo humano, tais como: chocolates, doces entre outros, pois além de ser péssimo para os dentes, também é extremamente prejudicial para a saúde do animal.

4 - Brincando também se cuida dos dentes


@oieusounala / Crédito: Cindy Arturi Ferreira.

Hoje em dia existe uma infinidade de brinquedos para os cães. Alguns deles, além de divertir, auxiliam na questão do cuidado com os dentes, pois ajudam na limpeza e fortalecimento da gengiva. Porém fique atento ao material correto, tamanho e formato do brinquedo apropriado.



5 - Dica bônus


Além da escovação tradicional já é possível encontrar em lojas pets, produtos inovadores que ajudam com o cuidado dos dentes caninos. Entre eles existe o spray bucal, que consiste em um spray ou espuma, aplicável na boca do animal para minimizar os problemas dentais. Também existem petiscos que ajudam na remoção do tártaro. E não custa lembrar que, antes de comprar qualquer produto odontológico para seu cãozinho, consulte um Veterinário.


Agradecimentos


A coluna pet gostaria de agradecer aos perfis do instagram @theodoro_the_dog e @oieusounala, que contribuíram com suas lindas fotografias.



Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.

Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.



bottom of page