top of page

Alimentação que é remédio: médica e nutricionista explicam como os alimentos podem evitar doenças graves

"Todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento", explica a médica intensivista e paliativista Carol Sarmento

 



Alimentos que curam

 

O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado neste 31 de março, é uma oportunidade para divulgar melhores práticas nutricionais e avanços nos hábitos alimentares. Embora seja de comum acordo que a alimentação é um grande aliado para a qualidade de vida, a definição para tal é mais subjetiva do que parece. A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou em 1995 que a definição para qualidade de vida (quality of life – QOL) é "a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".

 

A médica paliativista e intensivista Carol Sarmento, explica que apesar de toda subjetividade que a definição possa causar, o significado de QOL diz respeito a questões do indivíduo e do seu desenvolvimento pessoal, assim como aspectos sociais e coletivos. "QOL é ampla e abrange vários ângulos e cenários do que nos faz humanos. Ela pode ser medida ao se observar quão frequentemente ficamos doentes, assim como a capacidade e aptidão para cuidar de si, a disposição para fazer as atividades da rotina e do dia a dia e outras", explica Carol, idealizadora do projeto Cuida, focado em estimular a prática do cuidado entre as pessoas.

 

A alimentação é um passo importante na construção da qualidade de vida

 

A nutricionista oncológica, Olívia Podestá, também integrante do projeto Cuida, explica que é preciso pensar no alimento como um remédio, pois ele modula o sistema imunológico e a composição corporal. "Saber o que você está comendo é muito importante, porque a alimentação saudável é tão relevante quanto o exercício físico. Além de ser aliado à saúde mental, dá condições de desempenhar melhor os exercícios físicos. Uma alimentação equilibrada, rica em verduras, legumes, frutas, boas gorduras, carboidratos integrais e proteínas de boa qualidade, esses são os grupos que podem sim melhorar o estilo de vida", explica Olívia.

 

A nutricionista alerta, ainda, para os alimentos que têm uma ligação direta com o desenvolvimento do câncer, segundo a Agência Internacional Pesquisa em Câncer - IARC da Organização Mundial de Saúde, e de outras doenças mais sérias. "São eles os alimentos ultraprocessados, principalmente as carnes embutidas por conter adicionados nitratos e nitritos, como presuntos, linguiças, salsichas, salames, mortadelas, apresuntados e bacon. Precisamos nos basear em uma alimentação mais limpa e com alimentos mais naturais o possível, à base de frutas, verduras, legumes, e bastante hidratação, nada dessas bebidas açucaradas, mas sim água, suco de fruta e água de coco", finaliza Olívia.

 

Por mais que entendamos a alimentação saudável como um remédio poderoso, é irresponsável abandonar os medicamentos. "A combinação de medicamentos e os vários outros remédios de que podemos desfrutar, associada ao conhecimento avançado de que dispomos atualmente, faz diferença significativa para evitar e controlar doenças, curar boa parte delas e prover controle de sintomas e alívio de desconfortos", explica a médica Carol Sarmento. "Remédio significa aquilo que cura, além de ser todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para evitar ou curar doenças e aliviar sintomas, desconforto e mal-estar. Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico", conclui Carol.

 

Para finalizar, a nutricionista Olívia Podesta explica que o alimento limpo é o mais importante para conseguir se alimentar bem e ter boa saúde. "Dê preferência à alimentação colorida e aos superfoods, aqueles alimentos que têm compostos bioativos que já são reconhecidos no reparo das células que foram danificadas e diminuem o processo inflamatório. O mais importante desses superfoods são os fitoquímicos presentes neles. Fitoquímicos são substâncias super antioxidantes e, portanto, reparadoras de danos que o contato com substâncias nocivas ao ser humano geram", explica Olívia. 


SOBRE O CUIDA

O Cuida é um projeto idealizado pela médica intensivista e paliativista Carol Sarmento, cujo objetivo é estimular a prática do cuidado entre as pessoas. Com uma abordagem moderna e escrita facilitada, seu propósito se baseia na produção de conteúdo digital em diversas plataformas, alertando sobre a importância do cuidado e do autocuidado para bem viver. Aqui, o cuidado é apresentado por uma equipe de multiespecialistas como uma jornada acolhedora, responsável e flexível, buscando aumentar a autonomia e o protagonismo das pessoas em relação à sua saúde.

 

Redes sociais: carolasarmento e cuidagenteinsta no instagram.

bottom of page