top of page

A maior festa do mundo: vem aí o Carnaval 2019

Anualmente o Carnaval brasileiro impulsiona o mercado de eventos e turismo, aquecendo a economia, gerando emprego e mobilizando milhões de pessoas. Segundo expectativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2019 o evento deve movimentar quase R$ 7 bilhões e gerar mais de 23 mil posições de trabalho. Os segmentos de hotelaria, alimentação e transporte são os principais beneficiados, respondendo por mais de 80% de toda receita gerada durante o feriado de Carnaval.


carnaval 2019
Fonte: CNC. Foto: Pilar Olivares.

Rio de Janeiro e São Paulo são as principais cidades anfitriãs dos desfiles em sambódromo, enquanto Salvador e Olinda arrastam multidões nas folias de rua. Já em Porto Alegre, em 2004, foi criado o Complexo Cultural Porto Seco, com o objetivo de ser um espaço multiuso, que receberia, principalmente, o Carnaval porto-alegrense. Durante anos, isso aconteceu, de fato, mas por falta de investimentos públicos e privados a cidade deixou de realizar o evento nos anos de 2017 e 2018. Para este ano, diversas escolas de samba saíram em busca de incentivos e investimentos, juntamente com a sociedade e simpatizantes, viabilizando o evento com estrutura mínima. O desfile acontecerá nos dias 15 e 16 de março.


Outro destaque na capital gaúcha é o crescimento dos blocos de rua, que nos últimos anos vem tomando conta das ruas da Cidade Baixa e do Bom Fim. Para este ano a expectativa é de que mais de 500 mil pessoas agitem as festividades de rua, entre mais de 20 blocos oficiais, selecionados pelo edital da prefeitura.


Confesso que fui me tornando fã do Carnaval a medida que fui tendo consciência de sua importância na vida das pessoas. Como produtor de eventos, acredito que essa seja uma das maiores festas populares do mundo, trazendo em sua essência raízes psicológicas, sociais e culturais. A cada fantasia, uma manifestação. A cada hino, um sentimento. O Carnaval é, definitivamente, um ato político.


Em 2018 estive pela primeira vez na Marquês de Sapucaí, para conhecer o tão famoso carnaval carioca. Como todo profissional de eventos, meu olhar buscava entender a organização daquilo tudo e eu que não tinha tantas expectativas fui surpreendido. Posso afirmar que ao longo dos meus 26 anos, nunca havia sentido uma energia tão incrível como aquela. Ao subir as escadas que dariam acesso ao sambódromo, um arrepio tomou conta de mim, da cabeça aos pés e assim foi durante toda a noite. Pretendia estar ali com um olhar técnico sobre a produção, mas logo me entreguei ao carnaval carioca e todos seus encantos. Por motivos óbvios, já confirmei presença em 2019.


Carnaval 2019
Beija-Flor de Nilópolis. Foto: Gabriel Monteiro.

Para curtir o Carnaval em grande estilo


Embora eu não seja especialista em moda, tampouco em assuntos relacionados à beleza, como produtor, sei que o Carnaval gira em torno do glamour, tanto que o glitter é um dos protagonistas entre os acessórios que compõem as fantasias e as maquiagens, das mais simples às mais complexas. Mas dia desses estava pesquisando sobre tendências para o Carnaval e descobri as pedrarias. Em formato de pérolas, cristais, diamantes e estrelas, a novidade traz um mix de cores e estilos a cada aplicação.


Arte&Saber. Foto: Jarbas Soares.
Arte&Saber. Foto: Jarbas Soares.

Conversei com a Pamela Larissa, da Arte&Saber Pintura Artística, responsável por trazer brilho aos looks com sua linha de pedrarias. Segundo ela, a personalização é essencial para obter um bom resultado. As peças são aplicadas uma a uma e a inspiração de cada design pode ter origem na temática do evento, na estação do ano, no perfil da pessoa e até mesmo nos signos do zodíaco. Uma aplicação semelhante a imagem ilustrada, custa em média R$ 25,00 por pessoa.


Caso você queira levar essa novidade para seu evento ou grupo de amigos (as), siga a Arte&Saber nas redes sociais ou entre em contato através do WhatsApp (51) 99821-2853.


bottom of page