top of page

A arte de administrar - Por Felipe Saraiva

Vocês já pararam para pensar que todos nós, além de administrarmos uma graduação, uma equipe ou até mesmo uma empresa, temos também que administrar a nossa própria vida? Pois é, o ADMINISTRADOR que habita em mim, está completando três anos de formado. Estou muito feliz com tudo que aprendi, com as pessoas incríveis que tive a oportunidade de conhecer, aprender e até mesmo ensinar. O Sentimento de Gratidão sempre se faz presente, principalmente quando penso em todas as oportunidades que tive.

Fonte da Imagem: https://blog.trello.com/time-management-debunked , em 07-09-2020.

No mês em que eu completo três anos de formado e por casualidade também comemoramos o dia do Administrador, data essa que é comemorada no dia 09 de setembro, não poderia deixar passar essa oportunidade, logo planejei de forma eficiente e organizada a elaboração deste texto, para obtermos os resultados pertinentes sobre a Arte de Administrar.

Origem do Dia Nacional do Administrador


A determinação desta data é considerada uma homenagem à assinatura da Lei nº 4.769, de 09 de setembro de 1965, responsável por regulamentar a profissão do Administrador no Brasil. Se formos considerar esta data como o “nascimento” da profissão, não faremos jus à presença dos indivíduos que já aplicavam essa arte desde 5.000 A.C., na Suméria, quando os habitantes buscavam práticas de melhorar a solução dos seus problemas, fazendo com que surgisse a arte e o exercício de administrar.

Administrar é um processo natural


Ao acordar, o despertador toca, você vai levantar ou a função soneca será ativada? Assim já perdemos 10 minutos, o despertador toca de novo, e agora? Se for dormir mais 10 minutos, vai sair sem tomar banho. Esse é um exemplo extremamente simples de administração de tempo, antes mesmo de você dormir já “planejou” o como acordar.


Ao longo do desenvolvimento diário das nossas rotinas, com falta de tempo, excesso de trabalho e compromissos, saber aonde deveríamos estar, em qual horário, com quem e fazendo o quê, é uma necessidade. Nunca foi tão importante saber administrar tudo o que acontece em nossas vidas. A organização tornou-se uma necessidade, precisamos nos adaptar e administrar melhor o nosso tempo, esse sempre foi um bem valiosíssimo, recurso escasso e sem a possibilidade de retorno.


Você administra bem o seu recurso valioso reconhecido como “TEMPO”?

Administrar é a arte de liderar pessoas e atingir resultados.

Gosto de definir o termo “liderar” como agir pelo exemplo, os administradores que lideram outros profissionais necessitam demonstrar de forma clara como as atividades devem ser feitas, através da determinação dos objetivos a serem alcançados para se conquistar o resultado desejado.


Nós temos responsabilidade direta para com as pessoas que participam das nossas equipes, precisamos assegurar que esses profissionais estão conosco, nos ajudem a alcançar resultados, fazer com que estes estejam satisfeitos e bem com o que amam. Também, ajudar às pessoas a desenvolver os seus pontos positivos e melhorar, conforme suas possibilidades, os pontos que requerem maior atenção.


Explorar a potencialidade de cada indivíduo é um dom, diante disso é fundamental que o administrador saiba trabalhar bem com a diversidade, personalidade e interesse de seus liderados. Nosso objetivo é organizar a equipe a fim de explorar o máximo possível a potencialidade de cada um, o que nos instiga a interagir de forma sintonizada com a individualidade e características especificas da nossa equipe.

Pois bem, já falamos aqui sobre administração em dois pontos, entre muitos, Administração do Tempo e Liderança, mas mais do que isso, nos força a uma reflexão sobre o quanto ADMINISTRAR é importante e quando bem feito gera aquela boa sensação de dever cumprido. Afinal, as vidas profissional e pessoal estão conectadas e uma influencia na outra. Se tiveres bom domínio na administração da sua vida pessoal, provavelmente também terá na profissional e vice-versa

Diante disso deixo aqui um questionamento: você está exercendo bem suas tarefas de ADMINISTRAÇÃO? Se não, o que precisa para tal?

Nunca se esqueça, Administração tem como objetivo o resultado, e o resultado por sua vez é o produto final da arte de administrar. Que tenhamos a sabedoria e a persistência de buscar os nossos resultados, sempre com o intuito de transformar o mundo em um lugar melhor para todos. Administre com consciência.



Felipe Saraiva

*Felipe Saraiva - Administrador de Empresas

Especialista em Marketing e Responsabilidade Socioambiental

bottom of page