top of page

Impressora 3D figura entre as 30 máquinas mais importantes do mundo

Atualizado: 13 de jun. de 2018

Há quem diga que no futuro, assim como cafeteira, rádio, tv..., todos teremos em casa uma impressora 3D para produzir pequenos objetos e até mesmo alguns alimentos. Acredite, já existe um protótipo que imprime bolos utilizando massa líquida e já existem máquinas produzindo sorvetes e reproduzindo frutas, em diferentes formas e texturas. Sim, é uma nova era! Vamos aguardar mais sobre esta evolução.


Nos últimos anos, o grupo Open Source Ecology, composto por engenheiros, agricultores e tecnólogos do mundo inteiro, trabalhou na construção de uma lista definitiva das invenções tecnológicas essenciais para o mundo moderno – máquinas com as quais seria possível reconstruir a sociedade moderna do zero e fabricar tudo o que ela tem hoje.


Nesta lista, a máquina de impressão 3D está como uma das mais importantes tecnologias da Idade Moderna. Atualmente as impressoras 3D são amplamente usadas em centros de impressão, na odontologia, indústrias, escolas e universidades, entre outras operações.



(Impressão 3D - Divulgação/Casa do Mecânico)
(Impressão 3D - Divulgação/Casa do Mecânico)

Impressão 3D para prototipagens


Antes de qualquer coisa, você sabe o que significa prototipagem?  A prototipagem, podemos dizer, é a passagem do abstrato para o físico, tangibilizar uma ideia, materializar, mesmo que de forma mais simples. A impressão 3D atribui valor nos processos de prototipagem através de três bases: velocidade de produção, qualidade e amplitude de possibilidades.


A impressão 3D, na maior parte das aplicações é muito menos veloz em relação aos  processos tradicionais de produção. Enquanto uma máquina injetora é capaz de criar uma peça simples em poucos segundos, uma impressora 3D pode levar quatro ou cincos horas para produzir o mesmo item. Isso até pode parecer um tempo extremamente longo, no entanto vale levar em consideração o tempo e o custo até chegar a um molde para a produção desta mesma peça na injetora. Portanto, algumas horas para produzir um protótipo é extremamente vantajoso e competitivo.


No quesito qualidade, a impressora 3D é bastante eficaz também. Através do uso da tecnologia correta, é possível obter peças com comportamentos e qualidades similares ao produto final. O principal insumo das impressoras 3D são os filamentos, no entanto cada aplicação exige um material específico. Neste artigo, vamos falar dos tipos mais comuns para filamentos: PLA e ABS.


Filamento PLA

O PLA (ácido poliláctico) é um material de fácil manuseio em impressoras 3D abertas e fechadas, tem baixa contração e é biodegradável. Esse material assegura que o filamento e os itens impressos não se tornem quebradiços ao longo do tempo, mesmo que sejam expostos à umidade. É indicado para criação de peças que não necessitam de acabamento depois da impressão e também para criação de grandes protótipos;


Filamento ABS


O ABS (Acrilonitrila butadieno estireno) é um termoplástico derivado do petróleo muito utilizado na indústria. O filamento ABS é indicado para uso profissional para facilitar a criação de protótipos funcionais e peças finais complexas. Com este material o filamento é capaz de atingir altas velocidades de impressão. Sua formulação é específica  para minimizar o warping e assegurar uma aderência entre camadas consistentes. É resistente a impacto e dimensionalmente estável, com temperaturas até 85ºC, o que o torna uma boa escolha para peças mecânicas ou que estarão expostas ao sol.


O ABS é ideal para peças que irão precisar de acabamentos após a impressão, pois é um material de dureza superficial baixa, o que o torna fácil de lixar. É solúvel em acetona e é indicado para impressoras fechadas, o que podemos destacar como uma desvantagem em relação ao PLA.


bottom of page