Uso inadequado de dermocosméticos no tratamento de melasma pode causar danos sérios na pele

Dra Luciane Rosa Feksa*

Problemas de pele, afetam (e muito!) a qualidade de vida das pessoas, e o melasma não foge à regra, sendo um dos tratamentos mais procurados nas clínicas estéticas.


Melasma são manchas escuras - mais especificamente amarronzadas - localizadas, principalmente na face, testa, bochechas, queixo e nariz, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. É uma disfunção na pigmentação da pele devido à concentração de melanina aumentada (hiperpigmentação). Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.


O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares. A predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.


O tratamento é realizado com uso de agentes clareadores e procedimentos estéticos associados. Porém, cuidado com o uso inadequado destes ativos, pois podem causar Ocronose Exógena. A ocronose exógena consiste em hiperpigmentação crônica de áreas previamente tratadas com agentes tópicos como: a hidroquinona, a resorcina, os antimaláricos e o fenol. Esta dermatose, aparentemente pouco frequente, é caracterizada por hiperpigmentação negro-azulada fuliginosa, localizada na região onde foi aplicado o agente causador.


O diagnóstico precoce permite suspender prontamente o agente causador, uma vez que as opções terapêuticas disponíveis são escassas e, é uma patologia de difícil tratamento, com relatos na literatura de diversas terapêuticas ineficazes e/ou com resultados insatisfatórios.


Fica a dica! Cuidado com as prescrições de ativos clareadores indicados por profissionais não capacitados, assim como, com dermocosméticos comprados via internet, baratos e que prometem milagres no tratamento do melasma.


Consulte sempre um profissional de confiança e habilitado!


*Dr. Luciane Rosa Feksa é Pós-Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), Farmacêutica Esteta (NEPUGA) e Proprietária na Feksa Beauty Place e Dandara Black, cosméticos para pele negra.

CONTATO

Instagram: @dralucianefeksa

Contato: (51) 996941106

Endereço: São Manoel, 1919, Bairro Santana, Porto Alegre