Unidos de Vila Isabel convoca a comunidade a sonhar alto no Carnaval 2026 com o enredo “Ninguém Pode Roubar Nossos Sonhos”
- Fabiano Biazon
- 23 de jun.
- 3 min de leitura
Por Fabiano Biazon
Escola da Série Ouro de Porto Alegre anuncia homenagem ao Ator Ailton Graça e reafirma seu compromisso com enredos de resistência, arte e ancestralidade

A Unidos de Vila Isabel de Viamão lançou, na noite deste domingo (20h), pelas redes sociais, o seu enredo para o Carnaval de 2026: “Ninguém Pode Roubar Nossos Sonhos”. A proposta celebra a trajetória do ator Ailton Graça, exaltando a força da arte como caminho de transformação e reafirmando o lugar dos sonhos como direito ancestral de um povo que resiste, brilha e transforma a realidade com fé e coragem.
Mais do que uma homenagem biográfica, o enredo é uma declaração poética e política da Vila Isabel sobre o papel do samba como expressão da identidade negra, da luta coletiva e da espiritualidade que pulsa nas vielas, nos terreiros, nas telas e nos palcos. Em cinco setores, a escola contará a caminhada de Ailton: da infância periférica entre as dificuldades, o batuque, à consagração como ator, militante e referência cultural.
Um enredo de fé, ginga e resistência
Com uma narrativa que cruza fé, o teatro e o samba, a escola afirma que o sonho é uma força divina — e ninguém pode roubar o que foi soprado com axé. A trajetória de Ailton Graça ganha os contornos de um herói contemporâneo: o menino da Zona Leste de São Paulo que fez das esquinas o seu palco, da dor um personagem, da arte um grito de liberdade.
A cada passo, o desfile mostrará que o brilho do povo preto não é concessão, mas destino: com a força na ancestralidade, temperado com suor, talento e espiritualidade. A mensagem é clara no coração do enredo: “ninguém pode roubar os nossos sonhos” — nem o preconceito, nem as portas fechadas, nem os estigmas impostos a quem ousa existir e sonhar.
A Vila que sonha, resiste e emociona
Com um histórico de enredos marcantes, a Unidos de Vila Isabel de Viamão, vem se firmando como uma das grandes forças criativas da Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre. Em 2023 foi vice-campeã; em 2024 ficou em 4º lugar homenageando Neguinho da Beija-Flor; e em 2025 conquistou o 3º lugar com o enredo Libertação. Para 2026, a escola sonha com o título inédito — e se prepara com ousadia e emoção para entregar um desfile marcante e transformador.
O presidente Jorge Corrêa, ao lado do diretor de carnaval Arilson Trindade e do diretor de harmonia Júnior Gonçalves, esteve em São Paulo para firmar pessoalmente a homenagem a Ailton Graça na quadra da escola Lava-pés Pirata Negro, da qual o ator também é presidente. O encontro representa a união de trajetórias, territórios e lutas que se entrelaçam pelo samba.
Arte, ancestralidade e identidade como bandeira
O enredo reafirma o compromisso da Unidos de Vila Isabel com pautas que valorizam a cultura afro-brasileira, a representatividade e a força coletiva da arte como ferramenta de memória e celebração. “Ninguém Pode Roubar Nossos Sonhos” é mais do que um tema de desfile — é uma convocação para que o povo preto, periférico, sambista e sonhador siga acreditando na própria luz.
A Vila Isabel se declara quilombo cultural. E em 2026, vestida de fé, brilho e orgulho, entra na avenida para dizer ao mundo que os sonhos nascidos na comunidade não podem ser silenciados.
*****************

Especialista na gestão de carreiras de modelos para o mercado internacional, Fabiano Biazon acumula mais de duas décadas de experiência no segmento. Por mais de 10 anos, juntamente com Mateus Ahlert, liderou a conceituada agência Premier Models. Foi responsável pela descoberta e preparação de centenas de modelos, como Léo Bruno, ex-empacotador de supermercado em Criciúma, que se tornou estrela de uma das campanhas da Louis Vuitton, e Daniela Sulzbacher, que modelou em Paris, Itália, Nova York e Tóquio. Durante a pandemia, adaptou os processos de construção de talentos para o formato on-line: da escolha inicial a preparação individual do casting.
Comments