top of page

Uma Sinfonia Diferente RS apresenta Musical Fé em Novo Hamburgo

Protagonizado por jovens e crianças com Autismo, o espetáculo será dia 15 de outubro, domingo, às 19h, no Teatro Feevale


50 tons de pretas uma sintonia diferente
Grazi Pires e Dejeane Arruée. Crédito: Ricardo Lage

Em sua 5ª edição e reunindo o maior número de participantes, Uma Sinfonia Diferente RS traz o tema FÉ para celebrar o encerramento do projeto no ano de 2023. Após um processo de nove meses de atendimento de musicoterapia em grupo para mais de 60 crianças e jovens com autismo, o Sinfonia realiza um espetáculo Musical Fé no dia 15 de outubro, às 19h, no Teatro Feevale (Universidade Feevale, RS-239, 2755 - Campus II, Novo Hamburgo). Os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos pelo site https://teatrofeevale.com.br/programacao/sinfonia.


No espetáculo, o público típico e atípico, poderá apreciar um roteiro idealizado especialmente para as características desta 5ª edição. "A proposta do tema do Musical é valorizar a força de vontade em buscar alternativas por mais qualidade de vida. A esperança, o amor. A Fé de cada um, este sentimento, que une as famílias do Sinfonia, seja qual for a sua crença, pois tratamos a fé como uma ferramenta pessoal para vencer as adversidades, buscar sabedoria e principalmente aprender a apreciar o processo e não somente o ponto final de chegada", destaca Grazi Pires, Musicoterapeuta e Coordenadora do Projeto.


"Traremos ao público performances coletivas e individuais dos participantes do projeto que vem acompanhado de uma super banda de músicos profissionais que são voluntários do Projeto. Além disto, teremos convidados super especiais como a cantora e compositora Tati Portella e do artista autista e amigo do Sinfonia, Ângelo Bandel Foreste", afirma Dejeane Arruée que assina direção musical do Projeto. A atriz e diretora de teatro Deborah Finocchiaro, apoiadora do projeto desde 2019, integra a equipe do espetáculo assinando a orientação cênica, além de contribuir com o roteiro e ensaios dos voluntários para a grande noite e ser a mestra-de-cerimônia do Musical.


Sobem ao palco com performances AO VIVO mais de 50 crianças e jovens com Autismo, acompanhados por mais de 40 voluntários, 10 terapeutas e uma banda. A banda é formada por artistas voluntários e convidados que, anualmente, se dedicam a realizar o musical do projeto, que é uma realização socio cultural, uma grande produção artistas e terapêutica. Uma sessão de musicoterapia aberta ao público, reunindo todas as familais participantes desta edição!


A Banda Sinfonia Diferente é formada por Dejeane Arruée (Direção Musical e Voz), Grazi Pires ( Direção Artística e Voz), Andreia Steinmentz (Vocais), Xandy Santos (Baixo), Lucky Alves (Bateria e Vocais), William Borba ( Guitarra e Vocais), Vicente Lenz (Saxofone) e Luis Dallastra ( Acordeon). Serão apresentadas canções autorais, fruto de improvisos e composições das sessões de musicoterapia. A maioria destas canções são compostas pela musicoterapeuta e compositora Graziela Pires e os arranjos ficam por conta de Dejeane Arruée da dupla 50 Tons de Pretas e fundadoras da Pretas Produções, responsável pela realização da edição gaúcha do projeto.


O projeto do RS tem um formato diferenciado, pois atende ao Grupo de Pais com a coordenação da Psicóloga Mara Ritter. "O objetivo do grupo é acolher e dar suporte aos tutores e cuidadores, desde a 1ª edição", diz Mara Ritter - psicóloga e nutricionista. Outro diferencial é a constante pesquisa científica em torno dos benefícios da musicoterapia para as pessoas com autismo, projeto que é coordenado pela Doutora Psicóloga e Musicoterapeuta Marileya Vargas.


O Sinfonia Diferente RS 2023 está totalmente independente, sem verbas de editais de cultura, como já ocorreu em anos anteriores. O que garante a estrutura básica do projeto é o apoio dos voluntários (equipe e co-terapeutas) e dos parceiros com estrutura e serviços.


Todo o trabalho do projeto tem a musicoterapia como fio condutor e equipe técnica multidisciplinar. As sessões de musicoterapia são focadas no desenvolvimento do grupo, sem deixar de considerar as características individuais de cada participante.


O projeto Uma Sinfonia Diferente trata-se de uma metodologia inovadora para trabalhar e desenvolver a linguagem e interação social das pessoas com Autismo. Foi criado em 2015 pela Musicoterapeuta Ana Carolina Steinkpopf, em Brasília e consiste em uma equipe técnica multidisciplinar liderada por um(a) Musicoterapeuta, com auxílio de voluntários que acompanham as crianças e jovens durante todas as sessões.


Equipe Técnica - Na equipe multidisciplinar, formada por profissionais voluntários, das áreas de Musicoterapia, Psicologia, Fonoaudiologia entre outras, se dedicam ao acompanhamento e execução das sessões. O grupo é responsável por pensar e discutir os objetivos terapêuticos do processo, além de assessorar os voluntários, atender as crianças e familiares.

FICHA TÉCNICA


Equipe Técnica Multidisciplinar - Uma Sinfonia Diferente RS


Graziela Pires – musicoterapeuta, especilaitsa em TEA

Dejeane Arruée - Licenciada em Música e multi instrumentista

Jaqueline Zuccari – Fonoaudióloga especialista em TEA

Mara Ritter – Mestre em psicologia e nutricionista

Marylea Vargas – Profa. Dra. psicóloga e musicoterapeuta

Marliese Christine Simador Godoflite - fonoaudióloga, psicopedagoga e diretora APAE Ivoti

Patrícia Scossi – Jornalista, gestora cultural e pós-graduanda em Musicoterapia

Selenir Kronbauer – Profa. mestre em teologia

Ana Carolina de Campos – Pedagoga, Mestrando em Educação. Integrante da equipe da AMAV – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Viamão (RS)


Equipe de voluntárias


Alexsandra Amaral dos santos, Ana Carolina de Campos, Ana Júlia Hermes Schepp, Andrisa de Souza, Bianca Goulart dos Santos, Cesar Augusto Foss,Clarissa Helena Oliveira de Oliveira, Daiana de Souza Carravetta, Deise Bortolozo Pivoto, Elen Borghezan, Élen Schappo, Éliston Roger da Silva Federici, Fabiane Magalhaes Pereira, Fernanda da Silva Thumé, Giácomo de Carli da Silva, Iara Virgínia da Silva, Josaina Teresinha de Souza, Letícia Jorge dos Santos, Luana Rollof, Magali Gomes de Souza, Moema Reichert, Patricia Scossi


Banda dos Músicos Voluntários do Sinfonia


Andréia Steinmetz - voluntária da banda e das sessões de musicoterapia. Pós-graduanda de musicoterapia.


Vicente Raul Lenz - bacharel em música e saxofonista.


William Borba - licenciado em música e guitarrista nas bandas @banda_cartel e @grantezuma e integrante da dupla lais e william @laisewilliamduo


Xande Santos - Músico profissional há mais de 30 anos. Guitarrista, tecladista, violonista, baixista, produtor musical, arranjador, professor de música.


Luiz Dalastra - acordeonista que acompanha diferentes bandas da região


Lucky Alves - Psicólogo, cantor e baterista da banda The Dogs


50 tons de Pretas


Graziela Pires é Musicoterapeuta, cantora, compositora, regente de corais, tradutora e intérprete de língua inglesa e professora.


Dejeane Arruée é Trombonitsa, cantora, percussionista e regente de bandas marciais e arte educadora.


Apoio Institucional ( cedência do local para atividades ao longo do projeto)

Faculdade IENH, Clínica Neurodiverso e Ibis Hotéis NH

Apoio (serviços e divulgação)

Apoio Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho AMA -NH -Associação de Pais Amigos Do Autista de Novo Hamburgo, Q 10 Saúde Clínica Integrada, Clínica Zuccari, Clínica IN, Clínica Consonar, Companhia de Solos e Bem Acompanhados, Fiel Produtora de Vídeo,Lual Eventos infantis, Guarita Pizzas, Pitutti Festas, Tempo e Som.


Realização: Pretas Produções / 50 Tons de Pretas

Supervisão: Instituto Steinkopf

Participação especial

Cantora Tati Portella

Atriz Deborah Finocchiaro

Cantor Angelo Bandel Foreste

SERVIÇO O QUE: Sinfonia Diferente RS – Novo Hamburgo DATA: 15 de outubro HORÁRIO: 19h LOCAL: Teatro Feevale (Universidade Feevale, RS-239, 2755 - Campus II, Novo Hamburgo). INGRESSOS: R$ 20,00 e podem ser adquiridos pelo site https://teatrofeevale.com.br/programacao/sinfonia.

コメント


bottom of page