top of page

Três projetos do SUS gaúcho são destaque no 33º Congresso do COSEMS/RS

Aplicadas nos municípios de Porto Alegre e Arroio do Tigre, iniciativas valorizam a saúde do idoso, o acolhimento de pessoas em situação de rua e serviços farmacêuticos em doenças respiratórias; Encontro ocorreu dias 30 e 31 de outubro em Bento Gonçalves

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS)
Foto: Divulgação COSEMS/RS.

Encerrou nesta terça-feira (31), o 33º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), no Dall Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. Foram dois dias com mesas de discussões, oficinas, minicursos, exposições e palestras. Com o tema "IntegraSUS - Fortalecendo a integração das Redes de Atenção do SUS Gaúcho", o encontro reuniu mais de 400 secretários municipais de Saúde, assessores e técnicos das equipes de gestão dos municípios, profissionais das áreas técnicas e administrativas de saúde, totalizando cerca de 1500 participantes.

No segundo e último dia, um dos momentos mais esperados foi a premiação da "Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul", que visa incentivar o compartilhamento de experiências exitosas que destacam a dedicação e o empenho dos (as) trabalhadores (as) do SUS no estado. De um total 271 projetos inscritos, 36 foram selecionados e avaliados por uma banca. Receberam a premiação os municípios de Arroio do Tigre, com a Promoção da Saúde da Pessoa Idosa: a Experiência Exitosa de Oficinas com Profissionais da AB; E o município de Porto Alegre, com o Banho Solidário: Acolhimento, Acesso à Saúde e Garantia de Direitos para Pessoas em Situação de Rua. A capital dos gaúchos também recebeu o prêmio com a Implementação de Serviços Farmacêuticos para Pessoas com Doenças Respiratórias e Acesso A Espaçadores. "A proposta é que os municípios que estejam presentes, observem estas apresentações, possam captar o que é a essência do trabalho, e replicar nos seus municípios", afirma Joice Fronza, apoiadora do COSEMS-RS.

COSEMS RS
Vencedores Arroio do Tigre - Mostra TEU SUS. Foto: Divulgação COSEMS/RS.

Para o Presidente do COSEMS-RS, Guilherme Ribas, o evento termina como sendo um dos maiores congressos já realizados pela entidade. "Nós conseguimos ter mesas que tivessem um diálogo frequente entre o Governo do Estado, o Governo Federal e o Governo Municipal, e para nós, a meta é sempre evoluir e qualquer avanço que ocorrer numa reunião, numa mesa, faz toda a diferença", afirma Ribas, também Secretário Municipal da Saúde de Santa Maria. O congresso recebeu, ainda, os 26 presidentes do COSEMS do Brasil. "Uma comitiva de mais de 100 pessoas do CONASEMS, aqui no Rio Grande do Sul, conhecendo nosso estado e trocando experiências com a saúde de todos os 497 municípios", conclui Ribas. Em 2024, o Congresso Nacional será em Porto Alegre em 2024.


COSEMS RS
Diego Espíndola e Guilherme Ribas. Foto: Divulgação COSEMS/RS.

Ainda no último dia, ganharam destaques os painéis Imunização – Microplanejamento para atividades de vacinação de alta qualidade nos municípios do RS; Saúde Digital para Todos: integração e potencialidades da Rede Nacional de Dados (RNDS) e Plataforma Conecte SUS. Telessaúde e Avanços; e "Desafios da Judicialização na Saúde Pública: Responsabilidades e Impactos na Gestão do SUS".

Comentarios


bottom of page