top of page

This is us (esses somos nós)


Há alguns anos venho escutado de diversas pessoas a seguinte afirmativa: “Vanessa tu tem que ver This is us.” Minha resposta era sempre a mesma: “ Eu vejo todos os dias - no meu trabalho.” Santa ignorância a minha! Arrogância até eu diria. Isso que eu me policio ao máximo para praticar a minha humildade, mas esse será um eterno aprendizado para mim.



this is us


Outro dia estava eu de bobeira em casa, dia chovendo. Pensei: ”Queria ver algo tocante.” Coloquei um filme e não rolou. Tentei ler um livro e muito menos. Foi então que apareceu a série This is us. Já no primeiro episódio me apaixonei! Ela é profunda, intensa, verdadeira, universal. Trata das relações de uma forma crua, das dores, dos dramas, das mágoas. Mas principalmente do amor!


Cada episódio me impactou de uma forma. Tem uns que anoto para poder pensar melhor depois. Em outros choro tanto porque me tocam a alma. Os atores são maravilhosos, os personagens reais, humanos. Passíveis de falhas, cheio de imperfeições. São um reflexo de nós, me identifico com todos de alguma forma.


Já terminei! Algo inusitado pois sempre enjoo, canso, desisto. Foram 7 temporadas incríveis! Não mudaria nada! Zero críticas, contentamento pleno. Queria conhecer essas pessoas que magicamente transformaram tudo o que sentimos em palavras e imagens. Ousaria dizer que foi a melhor coisa que assisti na vida. Me sinto órfã de série. Tenho uma saudade!


Muitos pensamentos ficam dentro de mim… penso em como fui como filha ? Como me relacionei com as pessoas que amei? Como fui como mãe? Meus erros? Diversos! Minha cegueira para alguns assuntos. Até diria que minha ignorância. Meus equívocos.


Outro dia me deparei pensando que existem coisas na vida da gente que interpretamos de uma forma mas que não necessariamente elas foram da forma como sentimos. Criamos assim uma falsa lembrança.


Queria ter visto essa série em processo de análise. Ela é tão profunda que ilumina as sombras, dá vida aos dramas que queremos colocar para baixo do tapete mas que estão ali!


this is us

Já me programei ano que vem vou ver de novo! Certamente descobrirei outras coisas ocultas sobre mim. Uma aula sobre a humanidade. Sobre a vulnerabilidade, sobre a fragilidade. Um exercício sobre resiliência, empatia, amor.


Não teria como acabar esse texto sem dizer para vocês que me acompanham:

VEJAM THIS IS US! É formidável!

Um beijo grande e até a próxima


Vanessa campos psicologa

Psicóloga Vanessa Campos


Para ver mais artigos de Vanessa Campos clique aqui.

1 Comment


joyce raupp
joyce raupp
Dec 10, 2024

😍

Like
bottom of page