top of page

Saúde mental em tempos de crise

Por Luís Pissaia


A saúde mental é o epicentro de diferentes ações mundiais com o intuito de estudar, acompanhar e articular meios de qualificação da rede de atenção, tratamento e reabilitação das pessoas em sofrimento. Destaca-se que a saúde mental é um dos principais pilares afetados em tempos de crise, já que diz respeito ao campo dos pensamentos e das construções realizadas a partir deles.



Nas últimas semanas o nosso estado sofreu com a maior crise climática da sua história, sendo atingido por enchentes quase sem precedentes históricos, causadas pelo alto volume de precipitações chuvosas em poucas horas ao longo do território. Eventos catastróficos como as enchentes são considerados momentos de crise e que causam diferentes transtornos para a sociedade.


Ao vivenciarmos um momento de crise como este, compreende-se que as enchentes são desastres naturais que podem causar grandes danos físicos e psicológicos às pessoas afetadas. Além disso, ocorrem perdas substanciais nas estruturas básicas das famílias, como a de casas, móveis e documentos. Para além de bens materiais, a crise pode causar o óbito de pessoas, seja familiar ou pessoas desconhecidas, todas da comunidade e que de alguma forma são entes queridos da sociedade.


Após a ocorrência de um evento deste porte, é natural que o ser humano desenvolva uma sensação de impotência, pois o mesmo não possui o controle sobre os acontecimentos naturais. A impotência associada com as perdas e sofrimentos prévios contribuem para o adoecimento da saúde mental, gerando situações que podem transitar entre momentos pontuais de estresse e ansiedade, até mesmo evoluir para depressão e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático.


As situações citadas são as mais comuns e costumam ocorrer após situações de crise em alguma comunidade. Nestes cenários é importante que as pessoas formem redes de apoio em conjunto com os serviços de saúde para a identificação de sinais de adoecimento.


Alguns sinais incluem sensação de tensão constante, nervosismo e inquietação que caracterizam um momento de estresse, além destes aliados a preocupação excessiva e medo que identificam a crise de ansiedade. A depressão também é uma das situações constantemente associadas a momentos de crise e apresenta-se com sinais de tristeza profunda, desânimo e perda de interesse nas atividades cotidianas e que anteriormente ofereciam bem-estar. Já o Transtorno de Estresse Pós-Traumático causa pesadelos voltados ao momento de sofrimento, irritabilidade e dificuldade na concentração, estes sinais podem variar a intensidade dependendo do momento e da permanência da crise na rotina da pessoa.


Ao observar estes sintomas é importante que procure ajuda profissional. No campo da saúde mental, o psicólogo ou psiquiatra são os melhores profissionais para escutar a situação, guiar corretamente o tratamento e desenvolver estratégias eficazes e resolutivas. Neste campo é fundamental que a pessoa adoecida fale sobre o sofrimento com um profissional capacitado, mas também compartilhe com pessoas de sua confiança, seja amigo, familiar ou outra pessoa.


O autocuidado também é fundamental para o processo de melhoria. Manter um padrão saudável de sono, alimentação permeada de itens naturais e na medida do possível orgânicos, além de realizar atividades físicas constantes. Atividades de lazer também ajudam a relaxar e aliviar o estresse, optar por momentos de qualidade são gratificantes para a qualidade de vida.


Os momentos de crise estão frequentes em função da aceleração nas mudanças climáticas, fato que merece atenção e preparação para o futuro. As organizações civis estão trabalhando no reforço das redes de apoio e construção de Programas robustos em saúde mental. Mesmo assim, é fundamental que todos façam a sua parte na atenção dessas pessoas e o correto direcionamento em caso de necessidade.


Em caso de necessidade a dica final é contatar o Centro de Valorização da Vida, disponível 24 horas no telefone 188.


Sobre o autor - *Enf. Me. Luís Felipe Pissaia  - COREN/RS 498541

Mestre e Doutorando em Ensino

Especialista em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde

Docente Universidade do Vale do Taquari - Univates 

Enfermeiro de Rel. Empresariais - Marketing e Relacionamento Unimed VTRP

Kommentare


bottom of page