Ranking ÁGAS 2021

Atualizado: 30 de abr.

Por Andrea Oliveira


Porto Alegre - Na noite do dia 25 de abril, a nova sede da FECOMÉRCIO RS recebeu centenas de convidados e imprensa em um jantar para homenagear e premiar 33 empresas e entidades do varejo que se destacaram por seu desempenho em 2021, no qual sete personalidades receberam o inédito Troféu Supermercador produzido pela artista plástica Ana Simone, que foi novidade este ano para enaltecer a trajetória de personalidades que simbolizam o espírito comerciante que moldou a história do ramo supermercadista.



Durante o coquetel pré-cerimônia os convidados presentes eram recebidos ao som do músico e pianista Rodrigo Soltton e seu clássico piano que a cada música tocada suas luzes iluminavam e encantavam a todos.


Pianista Rodrigo Soltton e Andrea Oliveira.
Pianista Rodrigo Soltton e Andrea Oliveira.

"São sete lideranças em sua área de atuação que personificam a simbologia do mercador do setor de alimentos, por seu bom relacionamento, capacidade de formação de parcerias e atuação insigne em seu segmento..." explica o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados Antônio Cesa Longo.


Presidente ÁGAS Antonio Cesa Longo.
Presidente ÁGAS Antonio Cesa Longo.

"...após ter sua essencialidade comprovada durante a pandemia do covid-19, quando as lojas do segmento permaneceram abertas garantindo o abastecimento da população, o setor supermercadista gaúcho inicia a retomada dos eventos presenciais em Porto Alegre..."



A pesquisa do RANKING AGAS 2021 mapeou o desempenho de 226 empresas supermercadistas gaúchas ao longo do ano passado. As companhias avaliadas foram divididas em categorias, a partir de seu faturamento, garantindo equidade de competição para empresas supermercadistas de todos os tamanhos.

Dinael Vieira e Gisa Carvalho, da GCN Sistemas de Higienização.
Dinael Vieira e Gisa Carvalho, da GCN Sistemas de Higienização.

A primeira edição do Troféu Supermercador foi para o presidente do SINDIATACADISTA/RS, Sr. Zildo de Marchi, o CEO do Atacadão, Sr. José Roberto Müssnich, o presidente da FAMURS, Sr. Eduardo Bonotto, o jornalista Fernando Di Primo, o diretor superintendente do SEBRAE/RS Sr. André Vanoni de Godoy, o diretor geral do SENAC/RS José Paulo da Rosa e o vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Supermercados, Sr. Marcio Milan.

Andrea Oliveira e o Governador Ranolfo Vieira Júnior.
Andrea Oliveira e o Governador Ranolfo Vieira Júnior.

O governador Ranolfo Vieira Júnior participou da cerimônia de entrega do prêmio Ranking Ágas, o mesmo fez a entrega do prêmio de primeiro lugar a Companhia Zaffari de maiores empregadores do ano referente a 2021.


O setor de supermercados representa cerca de 8% do PIB gaúcho e emprega mais de 120 mil pessoas no Estado.


" É uma satisfação poder fazer parte desta homenagem para companhias e entidades deste setor que diariamente atendem a sociedade gaúcha e está presente em todos os municípios" disse Ranolfo.


Vamos ao TOP 10 maiores do Ranking AGAS


Cia Zaffari (Porto Aegre)

Comercial Zaffari (Passo Fundo)

Carrefour (Porto Alegre)

Grupo BIG (Porto Alegre)

Unidasul (Esteio)

Supermercado Andreazza (Caxias do Sul)

Asun Supermercados (Gravataí)

Master ATS (Erechim)

Libraga Brandão (Santa Maria)

Cauê Nascimento, Tiovana Benck e Andrea Oliveira.
Cauê Nascimento, Tiovana Benck e Andrea Oliveira.

Foi uma honra ser convidada como imprensa para prestigiar essa noite de homenagens e premiações tão importante e significativa para o nosso Estado, sabemos dos esforços que não foram poucos para poder manter lojas e funcionários em uma época onde o Covid-19 ceifou muitas vidas. Após quase 3 anos sem ir a um evento presencial @noclikdadiva vem agora com muitas novidades, eu já estava com saudades.

Agradecimentos especiais ao Coordenador de comunicação AGAS, Francisco Brust e ao Jornalista Cauê Nascimento




Fotos: Divulgação, Cauê Nascimento, Fabiano do Amaral e Clicks da Diva Andrea Oliveira.


Jornalista Andrea Oliveira

Siga: @noclickdadiva