O que importa é o caminho - Por Vanessa Campos


Imagem: Freepik

A vida toma rumos inusitados ... antes da pandemia usava como instrumento de equilíbrio mental a caminhada. Saia a caminhar pela rua, nunca gostei de caminhar em círculos ... assim me sentia livre para poder pensar na vida.


Meu ritual íntimo, música escolhida ... e lá ia eu para mais uma aventura dentro de mim. Momento sagrado de encontro... reflexão... de cura, posso até dizer. Resolvia os meus problemas, tinha ideias brilhantes sobre meu trabalho. Fazia todos os planos para o futuro, viajava para diversos lugares. Cada dia era uma nova conclusão! Uma delícia.


Veio a pandemia e esse cenário mudou. Quem me conhece sabe, que não existe coisa que mais me desgoste nessa vida do que lavar uma louça. Meu Deus! Me sinto odiada! Sim!!!!!


Tarefa ingrata! Porque em 1 hora tudo estará perdido e desfeito. Já que não tinha opção ... criei um ritual íntimo para essa tarefa... abrir as janelas (minha vista da cozinha é simplesmente linda!) Colocar uma playlist inspiradora... e mãos à obra.


Não vou mentir para vocês que hoje amo lavar louça, não curto hipocrisia! Continuo com o mesmo sentimento sobre tal tarefa... mas venho fazendo desses momentos uma terapia.


Quanto maior a louça mais tempo para pensar na vida... hoje não foi diferente. Tirei umas férias de 24 hs da cozinha ... nem preciso contar para vocês o tanto de reflexão que foi possível realizar.


Hoje, domingo de Páscoa - data do renascimento e tal... pensei muito sobre as relações das pessoas, sobre suas dores, seus amores. Sobre as mágoas, decepções... sobre os encontros e desencontros! Pensei que a vida é cheia de surpresas, umas lindas e prazeirosas ... outras nem tanto.


Depois pensei sobre o propósito. Qual meu propósito? Ia até perguntar para vocês qual era o de vocês ?!


E num lampejo de lucidez me dei conta que não são estas questões as mais importantes.


Buscarmos encontrar a felicidade como se ela fosse uma meta. Como se tivéssemos que ir ao seu encontro ... lutamos.. sofremos... como se tivesse um ponto de partida e o pódio no final.


Acho que não é isso o mais relevante! O que importa é o caminho ... tenho a sensação que nunca terá fim... e confesso que nem quero que tenha. O que é o caminho ?! Acredito que uma aventura ... onde não existe estrada certa. Às vezes as pessoas me perguntam: “ Vanessa vai dar tudo certo?” Minha resposta é sempre a mesma: “Já está dando!”. Porque mesmo que o caminho esteja difícil é nele que temos que seguir... em frente!


Toda escolha tem uma renúncia e a partir do momento que optamos por um lado o outro já não existe mais. E quem faz o caminho?! Tu! Eu! Cada um faz o seu!


Cada um tem livre escolha de seguir o curso de sua vida ! Então a pergunta de hoje é... tu anda aproveitando o teu caminho?! Se está preocupado em chegar lá ... tenta olhar para o processo é nele que está a nossa felicidade!


Olha para tua estrada com compaixão... tire os aprendizados ... ame... sim ame!!!! Porque para mim não existe algo mais pleno do que o amor. Ame a sua família, o seu trabalho, seus amigos... mas principalmente a si mesmo!


Daí eu fico pensando sobre um conselho que minha amada mãe me deu outro dia : “compra uma máquina de lavar louça minha filha!”

Será?!

Um beijo!

Se cuidem!

Usem máscara!


Psicóloga Vanessa Campos

CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco