Pinceis de Maquiagem: indispensáveis ou descartáveis?

Por Vanessa Machry*


Com design delicado, ou não... Podem ser usados para diferentes atividades, como limpeza, artesanato, pintura e, até mesmo, maquiagem. Se você ainda não sabe do que estamos falando, eu te conto: pincéis. Como diria aquele antigo comercial: mil e uma utilidades.

Crédito: Laura Grois

Brincadeiras à parte, hoje, vamos falar deste que é uma verdadeira “ferramenta” na criação de um make matador. Eu diria que, na minha humilde opinião, o pincel é indispensável na aplicação de alguns produtos, quando se quer um resultado final com qualidade superior.



Crédito: Laura Grois

Como maquiadora, preciso confessar a minha paixão por pincéis. E a indústria da beleza ajuda a fomentar esse sentimento, pois vem criando uma gama incrível de modelos, com materiais e acabamentos diferentes.


São tantos tipos que é fácil se confundir na hora de escolher qual o correto para o que se precisa. Pensando nisso, vou compartilhar algumas dicas que vão desmistificar esse item que, sabendo usar adequadamente, pode se tornar o “queridinho” do necessaire.


Então, vamos lá.


Fundamental: preste atenção no tamanho! É isso que vai definir onde o pincel será usado. O grande trabalha uma área maior do rosto e o pequeno, obviamente, uma área menor. Por exemplo, para pó facial tem que ser os maiores, aqueles mais “gordinhos”. Para lábios, os pequenos.


O design também influencia e muito. Os redondos e fofos são melhores para esfumar produtos em pó, quando se deseja um acabamento mais leve. Os chatos e compactos são perfeitos para aplicar e depositar produtos quando se quer fixar pigmentos, sendo que os mais finos conferem mais precisão aos traços. Os jogos de pincéis trabalham com esse raciocínio, variando tamanho e design, observe.


Crédito: Laura Grois

Quando o assunto é material, os de cerdas naturais possuem qualidade superior. Por serem feitos com pelos de animais, é importante que tenham o selo de garantia de que são 100% livres de crueldade animal.


Se não, amigas, não rola! Caso você tenha dúvida na origem, opte por pincéis de cerdas sintéticas. Eles estão cada vez melhores, devido os investimentos feitos pela indústria da beleza em tecnologia.


Depois de considerar estes aspectos, é só escolher a finalidade e sair “pintando”. Ou melhor, maquiando! E eu te ajudo mais um pouquinho...


1. Pincel para base: eu uso o kabuki, que é um pincel redondo com cerdas médias e firmes. Ele não desperdiça produto e proporciona um acabamento superior, mais uniforme e natural. Eu também aplico o corretivo com esse mesmo pincel, optando por uma versão menor para detalhes como a voltinha do nariz e olheiras.


2. Pincel para pó facial: o maior de todos, com formato arredondado e bem fofo. Aqui as cerdas macias são importantes (se possível, naturais), pois garantem a distribuição do produto por igual, deixando a pele com acabamento leve.


3. Pincel para blush: também arredondado e fofinho, porém, um pouco menor que o de pó. Também pode ser usado para aplicação de bronzer, contorno e iluminador.


4. Pincel para sombra: eu uso o de formato achatado para aplicar sombra na pálpebra móvel, com batidinhas para depositar o pigmento. Importante: cada cor de sombra pede um pincel, assim evitamos a mistura indesejada de cores.


5. Pincel para côncavo: O pequeno e de formato arredondado é perfeito para depositar e, após, esfumar a sombra mais escura no canto externo dos olhos. Esse modelo dá um toque de maquiagem com nível avançado.


6. Pincel chanfrado em diagonal: é ótimo para realçar o desenho da sobrancelha com sombra, além de ser o meu preferido para passar delineador em gel, pois facilita no traço do gatinho.


7. Pincel para esfumar delineador e lápis de olhos: chato e mais curtinho, com acabamento reto e denso. Eu gosto muito dele para esfumar com sombra o lápis de olho, pois ajuda a fixar e a deixar mais delicado.


8. Pincel para lábios: opcional para a aplicação “caseira” de batom, mas obrigatório para profissionais, valoriza o desenho dos lábios e ajuda a fixar o batom. É um pincel de precisão, por isso, deve ter a ponta fina e cerdas firmes.


Gostou das dicas? Entendeu melhor as opções e os diferentes modelos existentes no mercado? Então pega essa última informação que é superimportante: higienize com frequência os pinceis. Isso é fundamental para manter a vida útil deles e para a tua make ficar sempre linda.

Super beijo

Vanessa Moehlecke Machry


Autora: Vanessa Machry* - Maquiadora Profissional formada pelo Montgomery College de Rockville/MD nos Estados Unidos, e tem vários cursos de especialização no Brasil, inclusive com a renomada especialista Brigitte Calegari.


Encarou o desafio de ser Empresária da Beleza desde outubro de 2017 quando abriu o Vanessa Machry Beauty Studio, um espaço que traz a proposta de valorizar a beleza real de cada mulher, da cabeça aos pés.


Instagram: @vanessamachryst


#Ficaadica #makeperfeita #maquiagem #beleza #dicasdemake #vanessamachry #portoalegre #salaodebeleza #vaidade

CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco