Mundo Pet: Cuidado com a balança

Por Luigi Bitencourt


Assim como os humanos, muitos cães, por incrível que pareça, também ganharam aqueles quilinhos a mais nesse período de poucos passeios e mais isolamento em casa. É fundamental sempre estar ligado nesse quesito, peso correto, pois além de ser um fator estético, ele representa uma característica essencial para a saúde e bem-estar do seu animalzinho.

O cuidado com o peso é essencial para saúde do seu animalzinho. Crédito: Banco de Imagens/Pixabay

COMO SABER SE MEU PET ESTÁ NO PESO CORRETO?


Bom, se você pensou em pesquisar na internet, esqueça isso. Quando o assunto é saúde, é importante consultar um especialista para que ele possa oferecer a informação correta e não colocar a saúde do animal em risco.


COMO EVITAR QUE MEU ANIMAL GANHE QUILINHOS A MAIS?


Existem várias maneiras de manter o peso ideal, entretanto passarei três dicas fáceis de serem seguidas e que, com certeza, trarão ótimos resultados.


A primeira dica infalível é diminuir ou acabar com os tais petiscos que seu animal adora. No primeiro momento não irá ser fácil resistir aos olhos brilhantes pedindo petiscos; porém lembre-se que esse esforço irá resultar em uma melhor qualidade de vida do seu pet nesse momento que reduziram-se os passeios nas ruas.


A segunda dica é aumentar as brincadeiras e atividades em sua própria casa. Sabe aquela brincadeira de jogar bolinha e fazer seu cão buscar? Ou então aquele arranhador que seu gato tanto ama? Incentive, mais do que nunca o seu animal a realizar tarefas que faça muitos movimentos e gaste calorias. Além de ajudar a manter o peso ideal, isso também contribuirá para diminuir a ansiedade, por conta do confinamento nesse período. Mas nem todas as atividades podem ser realizadas por todos os animais; então consulte um veterinário que possa indicar as melhores e acima de tudo respeite os limites de cada um. Afinal ele indicará quando não estiver gostando ou estiver cansado.


Mesmo em casa eles podem se exercitar. Crédito: Banco de Imagens/Pixabay

A terceira dica é maneirar na ração ou alimentos. Assim como os humanos, nesse período de mudanças de rotina, os animais tendem a querer comer mais. Porém é fundamental respeitar o limite diário indicado no pacote ou pelo especialista. Uma boa dica é fracionar a quantidade diária e ir dando aos poucos. Outra ferramenta muito interessante e lúdica são os comedores interativos, pois esses além de dificultar o cão ou gato de comer rapidamente toda ração, faz com que interajam e se divirtam enquanto comem.


Evite esses comedores da foto, ou quantidade grandes de ração de uma só vez. Crédito: Banco de Imagens/Pixabay

DIAS MELHORES VIRÃO


Uma coisa é certa, seguindo todas essas dicas e mantendo o peso do seu animal em dia, já é um ótimo passo para conseguir uma vida saudável. E muito em breve a quarentena acabará de vez e seus animais poderão voltar a passear e correr tranquilamente pelos parques e praças da cidade.



Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.

Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.



CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco