Por Dra. Luciane Feksa*
O mundo dos empreendimentos voltados à beleza precisa ficar atento com as tendências de mercado. Diversos empreendedores se questionam se investir nas novas tendências é viável podendo gerar resultados positivos aumentando as chances de lucros ou, se na verdade, trazem prejuízos para o negócio. Por vezes, a nova moda pode parecer promissora, mas é tão temporária que não compensa o esforço do investimento. Qual a diferença entre tendências e modismo?
As tendências de mercado se caracterizam com a movimentação do mercado em direção às novas demandas dos consumidores e, também as ofertas do mercado que podem ganhar cada vez mais força no futuro. Elas representam, acima de tudo, a necessidade de inovação por parte de um determinado consumidor. Assim, por meio delas, é possível identificar as mudanças no comportamento dos consumidores e qual caminho eles seguirão, para que seja possível acompanhá-los.
Porém, é importante saber diferenciar tendências de mercado dos modismos que podem surgir no mercado da beleza. As tendências se originam de maiores transformações e permanecem ativas por um período mais duradouro. E o modismo representa tudo aquilo que se populariza, no momento atual, porém permanece em alta por um intervalo muito mais curto.
Assim, é necessário ter muita cautela e atenção! Se você, empreendedor, decide investir em uma nova moda, que não será uma tendência, estude e planeje bastante, para que você saiba dosar a quantidade e o prazo de investimento apenas o suficiente para lucrar, sem prejuízos futuros.
*Dr. Luciane Feksa é Pós-Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), Farmacêutica Esteta (NEPUGA) e Proprietária na Feksa Beauty Place e Dandara Black, cosméticos para pele negra.
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