top of page

Estudo aponta cinco perfis de consumidor de cosméticos para 2023

Em 2023 teremos novas tendências com uma mudança de comportamento dos consumidores de produtos de beleza, de acordo com o relatório Consumidor do Futuro, produzido pela Worth Global Style Network (WGSN), uma das maiores empresas de previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos.


Wix Imagens

A WSGN listou cinco perfis de consumidores que devem ganhar destaque este ano. Vamos lá? Segundo o relatório, os novos consumidores são denominados como Minimalistas, Eco-revolucionários, Utópicos, Superbásicos e Dermo-ilusionistas.


Os Minimalistas são os consumidores comprometidos a reduzir o consumo e se sentem orgulhosos em fazer boas compras. O foco é simplificar a rotina de beleza com produtos multifuncionais eficientes, baseados em ciência. Esse consumidor é confiante, bem informado, faz pesquisas, tem foco nos resultados, e valoriza a eficácia.


Os Eco-revolucionários aparece como um poderoso agente de mudança e vão promover o uso de refil, exigindo o progresso baseado no consumo sustentável e em produtos e sistemas alternativos. Esse consumidor é otimista e ecológico dando preferência para marcas e produtos que beneficiam as pessoas e o planeta.


Já os Utópicos se caracterizam por estarem sempre em busca de inovação e produtos com fórmulas revolucionárias. Esse grupo tem o objetivo de descobrir novos produtos e dão preferência às fórmulas sem químicas nocivas, que agregam a sensação de bem-estar aliadas as rotinas de autocuidado. Para eles, a beleza e a felicidade são sinônimas. Sempre em busca de um próximo produto venerado, os utópicos preferem produtos sensoriais que ajudam o bem-estar físico e mental.


O Superbásico traz o conceito de Normcore para os rituais de beleza. Esse tipo de consumidores escolhem os produtos de acordo com suas características, por sua normalidade, simplicidade e conforto. Não rejeitam a moda, mas esse não é o foco central. Eles priorizam o cuidado pessoal e a higiene, e fogem dos produtos sem sentido.


E, por último, temos o perfil Dermo-ilusionistas que é composto por um grupo diverso e artístico, que mistura cosméticos, próteses e efeitos digitais como uma forma de promover a auto expressão. Levando a beleza ao metaverso, esse estilo de consumidor diverso e artístico cria suas próprias histórias de beleza que desafiam o padrão e propostas convencionais.

Com prioridades totalmente diferentes, o ideal é que as marcas estejam atentas às mudanças de comportamento antes que a demanda chegue.


A previsões da WGSN são produzidas por uma equipe internacional de especialistas e analistas, garantindo que elas tenham uma relevância abrangente em todos os mercados regionais. As tendências são validadas por dados analíticos, por exemplos da indústria e pela metodologia exclusiva STEPIC para que o mercado possa usá-las de forma estratégica em seus negócios de maneira confiante.


Fonte: WSGN



*Dr. Luciane Feksa é Pós-Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), Farmacêutica Esteta (NEPUGA) e Proprietária na Feksa Beauty Place e Dandara Black, cosméticos para pele negra.

CONTATO

Instagram: @dralucianefeksa

Contato: (51) 996941106

Endereço: São Manoel, 1919, Bairro Santana, Porto Alegre

Comentarios


bottom of page