top of page

ENTREVISTA: Yoga para crianças

Atualizado: 17 de mai. de 2023


Desenvolvimento infantil: Nesta entrevista com a professora Caroline Paiva você vai conhecer os benefícios da prática de Yoga para as crianças.


yoga para crianças - caroline paiva
Crédito: Arquivo pessoal Caroline Paiva

Que a prática de Yoga faz bem, muito bem, para o corpo e a mente e de forma integrada, a maioria de nós já sabe. Inclusive há bastante tempo a ciência já vem sendo combinada com a pratica. Diversos médicos já recomendam como atividade física para ajudar em tratamentos dos mais variados tipos, diante dos benefícios comprovados em estudos e experimentos. Mas o quanto pode contribuir para o desenvolvimento infantil é algo que ainda precisa ser mais disseminado. Crianças que crescem entendendo o conceito e compreendendo que envolve, além da atividade física, as emoções, se tornam adultos melhores.


Como toda a prática que tenha como objetivo a evolução do Homem em todos os aspetos da sua existência, o Yoga envolve o bem-estar em todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual.


yoga-caroline-paiva
Professora de Caroline Paiva. Crédito: Arquivo pessoal

Para sabermos mais a fundo sobre isso, entrevistei a professora de Yoga Caroline Paiva, que foca seu trabalho especialmente com crianças.


yoga para crianças
Foto: Arquivo pessoal.

Eléve: Quais os benefícios para as crianças?


Caroline: Os benefícios são inúmeros como em qualquer atividade física, mas ainda mais por possibilitar uma maior integração da mente e do corpo, trabalha valores éticos como não competição, aceitação, inclusão, preparando a criança em vários aspectos para a vida adulta. Auxiliar no processo de aprendizado melhorando a concentração, diminui a ansiedade e agitação. Maior entendimento dos sentimentos e emoções, contribui para imaginação e criatividade. Além de fortalecer a musculatura, aumentar flexibilidade e auxiliar na coordenação motora.


Eléve: A partir de que idade as crianças já podem iniciar a prática?


Caroline: A partir de 7 anos a criança já pode praticar em um estúdio de yoga, antes disso, indico em casa com os pais.


Eléve: Como funcionam as sessões para as crianças?


Caroline: As aulas de Yoga Infantil são adaptadas, trazendo as posturas de forma lúdica. Dentro das atividades realizadas são inseridos os exercícios de yoga, envolvendo brincadeiras leves, leituras, música, histórias e trabalhos artísticos que fazem com que as crianças encontrem o seu próprio fluxo.


Eléve: Como os pais podem auxiliar nessa jornada?


Caroline: Incentivando a pratica de exercícios físicos e autopercepção, proporcionar momentos de silencio, evitar o uso de recursos eletrônicos, estimular a pratica de atividades e observação de animais ao ar livre.


Eléve: As aulas podem ser feitas em casa ou é indicado irem a algum estúdio?


Caroline: As aulas podem ser feitas em casa, desde que seja em um local calmo, sem circulação de pessoas e objetos que possam distrair a criança. A vantagem do estúdio é exatamente esta, está preparado para atender as crianças com todos os recursos necessários, sem que haja o desvio da atenção do momento presente. Tornando assim a aula muito mais rica.


Eléve: Em média quanto custa uma sessão?


Caroline: Média de R$ 75,00 a aula avulsa e R$ 200,00 a mensalidade, sendo 1 aula por semana com duração de 60 min.



Sobre: Caroline Paiva é formada pela metodologia Cris Pitanga - Amor em Ação, cursando atualmente a formação de instrutores de para adultos na escola de formação Yoga Nilaya com Sasha Alano e Mauro Totta. Realizou vários cursos e workshops complementares.


Atende atualmente, no estúdio Shanti, na av. Sepé 2778, Centro de Capão da Canoa.

Para acompanhar seu trabalho siga @om.yogacria e contato pelo whatsapp: 51 9109-2395.


----------------------------------

*Lizi Ricco

Jornalista, assessora de imprensa e consultora de marketing.

Vegetariana, apaixonada pelos animais, arte, cultura, terapias holísticas, esporte e focada em evoluir espiritualmente. Para ler mais matérias e entrevistas clique aqui.




Commentaires


bottom of page