ENTREVISTA: Dra. Niélli Souza - Tratamentos estéticos minimamente invasivos têm ganhado preferência

Atualizado: Ago 6

Por Lizi Ricco


Novas técnicas revolucionam o mercado da beleza com resultados satisfatórios para homens e mulheres que buscam atenuar os sinais do tempo. Além da aparência, esses tratamentos elevam a autoestima, favorecendo psicologicamente as pessoas.

Rugas, linhas de expressão, papada, pálpebras caídas, olheiras, desarmonia facial entre outras, são coisas que trazem desconforto, mesmo sendo natural. Sentir-se bem consigo mesma e com a aparência desejada é o que a maioria das mulheres deseja, assim como muitos homens que vem despertando para este universo da estética.


Diante disso, ano após ano, a indústria da beleza e estética apresenta inovações em tratamentos para atender a crescente demanda, principalmente no Brasil.

Conversamos com a Dra. Nielli Souza* que atua na área de odontologia e estética orofacial para saber sobre o que temos à disposição no mercado, o que está em alta e outras informações sobre estes procedimentos.

Quais são os tratamentos disponíveis no mercado?


Atualmente a procura por tratamentos estéticos minimamente invasivos tem ganhado preferencia à procedimentos cirúrgicos. Os riscos de complicações são mínimos e a recuperação é muito rápida, além de alcançar resultados satisfatórios e duradouros. Com os tratamentos oferecidos pela harmonização facial, conseguimos alcançar efeitos muito diferentes, pois cada um dos procedimentos tem indicações distintas. Assim, tratamos, por exemplo: rugas e linhas de expressão; flacidez; sorriso gengival; assimetrias; contornos indefinidos; insatisfações estéticas como o volume e contorno labial; pequenas alterações no nariz (rinomodelação). Desse modo, a face ganha uma aparência mais harmônica e agradável. Ainda, é possível rejuvenescer alguns anos, uma vez que os danos provocados pelo processo natural de envelhecimento são revertidos ou minimizados com os procedimentos da harmonização facial.

Quais são os mais procurados?


Com certeza a aplicação da toxina botulínica e o preenchimento com ácido Hialurônico. O nome popular botox se refere à toxina botulínica, uma substância amplamente utilizada na estética para minimizar rugas e linhas de expressão. Já o preenchimento é uma das técnicas mais populares da harmonização facial. Ele pode ser feito apenas nos lábios ou em áreas específicas da face, como: nas maçãs do rosto, para volumizá-las; no bigode chinês e olheiras, para suavizá-los; no contorno mandibular, para deixá-lo em evidência; no nariz, para empiná-lo. Esse procedimento corrige imperfeições e melhora a simetria e aspecto da pele. É realizado por meio da aplicação de substâncias biocompatíveis, como o ácido hialurônico. Os lugares onde elas serão injetadas são previamente estudados conforme as necessidades do paciente e as mudanças que ele deseja alcançar.


As técnicas se diferenciam muito em relação aos resultados? É possível indicar a melhor e mais duradoura?


O melhor sempre é procurar um profissional capacitado (Dentistas, Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos) que dominem a técnica e utilizem produtos com comprovação cientifica. Uma vez que muitos produtos estão sendo introduzidos sem avaliação da sua longevidade clínica. Por isso confiar e ter conhecimento do trabalho do profissional é fundamental.

Existe indicação de idade para iniciar os tratamentos?

Normalmente, são mulheres e homens com mais de 40 anos que buscam o tratamento como forma de suavizar rugas na testa, eliminar pés-de-galinha, levantar sobrancelhas, nariz ou canto da boca, corrigir o sorriso gengival, entre outras indicações. Nos últimos anos, no entanto, cresceu a procura pela toxina botulínica por pessoas mais jovens, entre 25 e 30 anos. O objetivo é prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão antes mesmo que elas apareçam. O protocolo ficou conhecido por botox preventivo.

Existem contraindicações?


Algumas contraindicações podem incluir alergia a qualquer componente da formulação, doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias, além da gravidez ou amamentação.

Em relação ao público que busca o tratamento, sabemos que as mulheres são mais preocupadas com a questão. Mas e os homens, a procura em seu consultório é expressiva? Eles são recorrentes nos tratamentos?


Eles estão se tornando adeptos aos tratamentos estéticos. Buscam resultados rápidos e discretos, que lhes garantem mais segurança para as conquistas do dia a dia, seja na vida amorosa ou na carreira. Nos procedimentos estéticos para homens, analisamos todas as medidas da face e as proporções de cada rosto, garantindo o formato quadrado, como por exemplo do ator Cauã Reymond. O formato do rosto masculino é diferente do rosto feminino. O homem tem um formato mais angulado, assim é valorizado o ângulo da mandíbula, e o queixo é mais largo.


A Dra. Niélli Souza é mestre em Dentística Restauradora, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FOAR – UNESP. Doutora em Dentística Restauradora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.


Atua em Reabilitação Orofacial há 15 anos em consultório particular, em Porto Alegre/RS, além de ministrar cursos e palestras.

Para acompanhar seu trabalho siga no instagram @niellisouza ou acesse o site: www.niellisouza.com.br.


#beleza #estetica #hof #harmonizaçãofacial #rejuvenescimento #tratamentosesteticos #portoalegre #harmoniafacial #botox

CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco