top of page

Dicas para uma boa alimentação dos cães


dicas de alimentação para cães
Foto ilustrativa. Fonte: Banco de Imagens Pixabay

A alimentação dos cães é uma das questões extremamente fundamentais para saúde e vitalidade. Porém, ao escolher o tipo de ração ou alimento, tem muitos elementos importantes que devem ser avaliados. Pensando nisso a coluna pet entrevistou a médica Veterinária Mariana Brino e esclareceu as principais dúvidas sobre o tema. De bônus ela também citou as principais dicas para ajudar seu pet, em caso de possível intoxicação alimentar ou engasgamento.



Revista Eléve (Luigi Bitencourt) - Quais dicas para escolher uma boa ração?


Mariana Brino (Médica veterinária )- Uma ração deve atender as necessidades nutricionais básicas do pet e praticamente todas rações disponíveis fazem isso, mas não com a mesma qualidade. Por isso existem as diferentes modalidades de rações. Além disso, é importante salientar que nem todo cachorro possui as mesmas necessidades nutricionais e por esta razão é importante seguir as orientações do seu veterinário.


Luigi - O cão pode ter reação alérgica ao consumir rações?


Mariana- Assim como nós, humanos, alguns animais podem ter sim reações alérgicas ao consumir qualquer produto alimentar.


Luigi - Quais os sintomas que o cão apresenta quando se intoxicou com alguma ração ou alimento?


Mariana- Mais comum do que se pensa, essa doença pode surgir em bichinhos de todas as idades e raças. Os animais podem demonstrar sinais de hipersensibilidade cutânea, prurido, perda de pelos, alterações gastrointestinais como: vômitos e diarréia, desconforto abdominal, entre outras alterações. Em intoxicações graves, podem até apresentar alterações hepáticas e renais.


Luigi - Cite as principais dicas de primeiros socorros ao notar que seu cão está intoxicado. O que fazer até seu pet chegar no atendimento veterinário?


Mariana - Sempre levar para atendimento veterinário, o mais breve possível. Vômitos e diarreias nunca são “normais” nos animais. E assim como crianças, eles desidratam rapidamente ao ter alterações gastrointestinais e a desidratação pode levar o animal a morte se não tratado.


Luigi- Ração industrial ou caseira? Quais os principais benefícios e malefícios de cada uma destas opções?


Mariana- Alimentação/Dieta caseira só pode ser prescrita por médico veterinário. Dar alimentos sem fazer o balanceamento nutricional pode agravar a saúde do seu pet. A ração por ser um alimento industrializado já contém os nutrientes que seu pet necessita, mas precisa ser de boa qualidade.


Luigi - O que deve ser evitado a fim de inibir um possível engasgamento do cão?


Mariana- Avaliar o tamanho dos alimentos oferecidos, cuidar com petiscos e alguns tipos de enriquecimento ambiental que o animal pode roer e se engasgar.


Luigi- Se o dono notar que seu pet engasgou, ou está com as vias aéreas comprometidas, o que fazer até chegar à emergência veterinária?


Mariana- Inspecione a boca do pet e veja se tem alguma coisa presa na garganta dele. Nos humanos é comum realizar a manobra de Heimlich, mas em cães não é tão fácil. Por isso procure atendimento no hospital mais perto do seu domicílio. Inclusive sempre tenha anotado o endereço do hospital mais próximo da sua casa pois, nesses casos, segundos fazem diferença para salvar a vida do seu pet.


A coluna pet agradece a participação da veterinária Mariana Brino. Para acompanhar o seu dia a dia e também obter muito conteúdo pet de qualidade, sigam ela na rede social Instagram (@maribrino).



Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.

Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.



Comentarios


bottom of page