top of page

Dicas infalíveis para cuidar da pele no inverno

Atualizado: 5 de jun. de 2018

Quem nunca sentiu que a sua pele ficou com uma aparência ressecada e uma textura estranha quando o clima da uma esfriada?

Por Gabi Minussi

Modelo: Nathaly Bonow - PH: Meulam Fotografia

No inverno o que resseca nossa pele são os fatores extrínsecos: sol, vento, poluição, fumo, alimentação incorreta e falta de hidratação. Fatores que são responsáveis por nossa pele reagir de uma maneira diferente do que em outras estações do ano. E pense, sorrir ou chorar com uma pele ressecada de inverno ajuda a aumentar as rugas. Para frear tudo isso, você precisa combinar procedimentos estéticos, alimentação saudável e os cuidados com cosméticos corretos.


Modelo: Júlia Roque - PH: Meulam Fotografia


Você também pode ter notado que nesta mesma época as peles muito oleosas apresentam um aumento ainda maior de oleosidade devido às grandes temperaturas dos banhos, onde retiram a gordura natural de nossa pele e ai sim “grosseiramente” falando, fazem com que nosso corpo entenda que necessita repor rapidamente esta gordura aumentando assim a oleosidade do rosto por exemplo. Já em peles secas estes banhos gostosos e quentinhos contribuem para o ressecamento.


O ar seco e o clima frio podem tirar a oleosidade que retém a umidade da pele, favorecendo algumas complicações. Geralmente nesse período a pele está mais suscetível à secura, às alergias, coceira e outros tipos de irritações. As peles oleosas podem sofrer menos o efeito desse clima que as peles secas. Mas, no fim das contas, todos os tipos de peles precisam de atenção especial.


Não é só uma questão da estética (do ponto de vista da aparência), é também de saúde da pele. Por isso, na estação mais fria do ano, ela precisa de cuidados especiais. Que tal encarar o frio, curtir a estação e saber como cuidar da pele?


Mas então tenho que tomar banho com água gelada no frio?

Não mesmo. A água não precisa estar gelada, mas morna. “O que se pode fazer no inverno é colocar um aquecedor ou vaporizador no banheiro meia hora antes do banho e manter morna a temperatura água”. Para quem realmente não vive sem água muito quente, a alternativa é tomar um banho muito rápido e evitar o contato da água muito quente com o rosto, deixando para lava-lo posteriormente em água morna ou gelada na pia.


Hidratação por dentro e por fora!

Sabe como mantemos aquela maquiagem sem craquelar no inverno e com a pele com aparência de viçosa? Hidratando a sua pele todos os dias, ingerindo a quantidade indicada pelo seu médico de água diária e hidratando a sua pele pré maquiagem. E fazendo escolhas corretas de produtos, uma pele seca deve optar por uma base de cobertura luminosa (hidratante) e uma pele oleosa deve optar por um produto especifico oill free com acabamento Matte mas igualmente deve estar com a pele hidratada previamente.


Protetor solar é também para o inverno.

O sol do inverno também danifica a pele. Proteção solar em todas as estações sempre! E em todos os horários sempre!


Alimentação equilibrada.

Muita gente deixa de comer legumes e verduras durante o frio. A ingestão de comidinhas gordurosas e calóricas aumenta também nessa época. Isso tudo influencia na saúde e na beleza da pele. De dentro para fora, não deixe de comer bem (alimentação saudável e equilibrada), nossa pele reflete o que comemos.


Não esqueça das mãos e dos pés.

Os cremes com vitamina E podem ajudar muito. O mercado oferece muitos cremes específicos para os cuidados dessa região. Umidificador no ambiente. Ele ajuda a aumentar a umidade do ambiente nesses dias tão secos. Quem já usou sabe a diferença enorme que esse aparelho pode fazer!


Faça escolhas cuidadosas do sabonete.

A pele fica mais sensível nesse período. Tente sabonetes mais hidratantes, tanto para o corpo, quanto para o rosto. Esse é o tipo de coisa simples e que faz uma enorme diferença no inverno.


Faça esfoliação, mas com cautela. A esfoliação ajuda a livrar das células mortas da pele. Muitos especialistas acreditam que esse processo faz com que a pele fique com uma aparência mais saudável. No inverno, é recomendado fazer esfoliações leves e com menos freqüência. Procure sempre um Dermatologista e ou Esteticista.


Boa época para tratamentos estéticos. Muitos dermatologistas sugerem que essa é a melhor estação para realizar tratamentos estéticos, cuidar da pele. Se possui alguma necessidade ou interesse nisso, procure um dermatologista para orientar.


MINHA DICA: Tenha sempre consigo 2 itens para este inverno:

Água termal: Borrife antes, durante e após a makeup para manter sua pele sempre hidratada e viçosa

Hidratante Labial: Aplique antes do batom, somente ele ou ate após durante o dia para manter os lábios sempre hidratados.


Gabi Minussi

bottom of page