top of page

Conscientização sobre autismo: 1º Encontro Conectando Vidas marca inauguração de sala de acolhimento a famílias atípicas em Canoas

Cooperação entre o Instituto Meiriane Azeredo e o Canoas Shopping promoverá atividades no dia 29 de abril

 

instituto meiriane azevedo
Crédito: Divulgação IMA.

Meu filho não se comunica muito com as outras crianças. Meu sobrinho tem dificuldade de concentração. Minha neta não interage com meninas da idade dela. Será que é autismo? O mês de abril tem por objetivo envolver toda a comunidade nas causas que incluem condições do TEA, a fim de buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. Referência no Rio Grande do Sul no assunto, o Instituto Meiriane Azeredo - Centro Clínico e Educacional de Psicologia organiza, com o apoio do Canoas Shopping o 1º Encontro Conectando Vidas que irá marcar também a inauguração da Sala de Aconchego, um espaço destinado ao acolhimento de famílias atípicas. No dia 29 de abril, das 15h às 19h, na Alameda Alziro Andrade, no Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750, Centro de Canoas), o público poderá esclarecer dúvidas e conversar com profissionais da área sobre autismo. Além disso, haverá uma área onde crianças e adolescentes, do espectro ou não, poderão socializar através de atividades lúdicas. O M.Ifran também é apoiador do evento, que é gratuito. Informações: @meiriane.ic.

 

Meiriane Azevedo e Amora
Meiriane Azevedo e Amora. Foto: Thiago Ferroni.

"Este evento é uma oportunidade de entendimento, inclusão e acolhimento. É preciso entender o que significa um diagnóstico e como tratá-lo, desmistificando o resultado positivo como uma sentença ou o fim da vida de uma criança ou família." afirma Meiriane Azeredo, Psicóloga e Diretora do Instituto. O nome do evento vai ao encontro ao propósito da instituição que é Conectando Vidas através do Conhecimento. Na programação, a psicóloga Meiriane Azeredo acolherá pais e familiares com questionamentos sobre o TEA e os tratamentos. O cão de terapia, Amora, também estará no evento interagindo com o público. Hoje, a Terapia Assistida com Animais (TAA) vem crescendo como aliada no tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Pesquisas recentes mostram que a interatividade do paciente com o animal pode trazer maior consciência e interação social, motivação no dia-dia e aumentar as habilidades comportamentais. Papo Quebra-Cabeça, uma roda de conversa sobre o tema, e É Hora do Conto, momento de leitura para crianças, também estão na programação.

   

Sala de Aconchego

Neste dia, o Canoas Shopping inaugurará uma iniciativa pioneira em shopping centers no Rio Grande do Sul, a Sala de Aconchego. O espaço destinado ao acolhimento de famílias atípicas terá imagens, objetos em movimento, texturas, espaços de interação, sons e luzes. Tudo foi pensado para que as crianças com autismo e suas famílias possam usufruir de um ambiente para diversão e relaxamento. "No dia em que celebramos o aniversário de 26 anos do Shopping queremos presentear a comunidade com essa iniciativa. Sabemos que temos um longo caminho, que passa especialmente pela capacitação e conscientização das pessoas sobre o autismo e outras deficiências ocultas, mas entendemos que trazer esses temas para debate é o início da mudança", disse a Superintendente do Shopping, Marli Schneider. A abertura do espaço está prevista para as 19h e contará com apresentações culturais.   


A iniciativa é uma cooperação com a Causa Nobre, empresa que desenvolve projetos sociais e é referência na área em Canoas. A entidade já foi responsável pelo treinamento sobre Autismo, realizado com funcionários do Shopping em janeiro e que será estendido aos lojistas em abril. 


Confira a programação do 1º Encontro Conectando Vidas e Inauguração da Sala de Aconchego

 

Confira o cronograma de atividades

 

Programação:

15h às 19h - Começou a diversão! Brinquedos e distribuição de brindes para as crianças;

15h às 19h - Borbolhando com a Fada das Bolhas;

15h às 19h - Tá na hora do lanchinho! Distribuição de pipoca e pastel;

15h às 19h - Hora da Beleza! - Com M.Ifran; Com maquiagem artística infantil e maquiagem, design de sobrancelha e unhas para mães;

15h30 às 16h - Tem cachorro aqui! - Momento de interação com a Amora, nosso cão de terapia;

16h às 17h30 - Papo Quebra-cabeça (roda de conversa);

17h30 às 18h30 - É hora do Conto! - Contação de histórias com Léia Cassol;

19h – Inauguração da Sala de Aconchego com atrações culturais

 

Sobre o Instituto Meiriane Azeredo

Criado em 2018, o Instituto Meiriane Azeredo é hoje uma das referências no Estado em tratamentos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), recebendo pacientes de todo o Estado, principalmente de Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra Gaúcha. O local trabalha com Intervenção Comportamental (Terapia ABA), Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Terapia Assistida com Animais.  "A nossa missão é prestar atendimento de qualidade para todo o Estado e Brasil, além de acolher e promover saúde mental para as diversas famílias atendidas, atravessadas por Transtornos do Desenvolvimento. Disseminar conhecimento a fim de profissionalizar pessoas para atender crianças", diz Meiriane.

 

Além do atendimento clínico, o IMA busca atuar amplamente na área educacional, através de palestras, workshops, cursos de extensão e futuramente uma Pós-graduação. Hoje, o carro-chefe é o curso para capacitação de aplicadores para a Análise do Comportamento Aplicada - Terapia ABA, sigla que vem da língua inglesa (Applied Behavior Analysis). A Ciência do Comportamento busca proporcionar melhor qualidade de vida e diminuir os déficits apresentados pelos indivíduos com autismo. O objetivo, então, é ampliar o repertório comportamental significativo e diminuir aqueles comportamentos que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem. Visa melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com autismo e de suas famílias.

 

Meiriane Azeredo é especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Transtornos do Desenvolvimento pelo Centro de Ciências do Comportamento Paradigma. Possui, também, Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema.  Atualmente, Meiriane faz Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento na PUC-SP. O Instituto também oferece cursos educacionais para profissionais da área.

 

Sobre o Canoas Shopping

Inaugurado em 29 de abril de 1998, na cidade de Canoas (RS), e administrado desde 2018 pela Lumine, o Canoas Shopping é um dos maiores empreendimentos de gastronomia, consumo e lazer do Estado. Conta com mais de 200 lojas, 1.390 vagas de carro e 200 vagas de motos e bicicletas, uma grande Praça de Alimentação com uma diversidade de mix que atende às mais variadas preferências gastronômicas. Mais informações no site: www.canoasshopping.com.br.

 

SERVIÇO:

O que: 1º Encontro Conectando Vidas e Inauguração Sala de Aconchego  

Quando: 29 de abril

Horário: das 15h às 20h

Onde: Alameda Aziro Andrade, Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750, Centro de Canoas)

Entrada franca

 

Organização: Instituto Meiriane Azeredo - Centro Clínico e Educacional de Psicologia

Rua Doutor Barcelos, número 770, em Canoas

Telefone: 51.3059-7837 / WhatsApp: 51.8910-4001

Canoas Shopping

Av. Guilherme Schell, 6750, Centro de Canoas

Apoio: M.Ifran

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentarios


bottom of page