Por Luigi Bitencourt*
Na lenda urbana é comum dizer que os gatos não gostam de beber muita água. Mas será que é verdade? Bem, a maioria dos gatos, em sua essência, realmente não tem como hábito ingerir grande quantidade. Alguns especialistas acreditam que isso se deva ao fato de serem animais oriundos do deserto e devido ao seus ancestrais eles continuaram instintivamente com esse hábito.
Mas saiba que a água é uma das substâncias mais importantes para a saúde do seu animal e a hidratação é o estado fisiológico de equilíbrio de eletrólitos, minerais específicos e fluídos no organismo. A água afeta todo o funcionamento do corpo do animal e auxilia em ações vitais como: circulação e digestão, entre outras. Por isso, para obter esse equilíbrio, é importante e fundamental manter a hidratação em dia. A seguir confira algumas dicas a respeito do tema.
Qual a quantidade ideal de água que seu gato deve consumir?
Estudos veterinários chegaram a conclusão que o ideal é que o gato beba entre 50 e 70 ml de água, para cada quilo de peso corporal, todos os dias. Ou seja, se você tem um animal pesando 4 kg, aproximadamente, precisa ingerir no mínimo 200 ml por dia. O pote de água deve ser grande o suficiente para que seu pet beba, de preferência, sem colocar os bigodes na borda pois, por ser uma área sensível, isso pode fazer com que tenha medo de beber água.
Meu gato não gosta de beber água, quais ações devo fazer para reverter esse problema?
Existem várias formas de ajudar seu gato a ter mais vontade de hidratar-se, tais como:
1- Disponibilize mais de uma vasilha de água no ambiente. Alguns gatos tendem a serem mais preguiçosos. Então, distribua em vários ambientes de sua residência, potes de água limpa e fresca .
2- Oferecer sachês ou comida úmida. Se seu pet tem dificuldade na hidratação, introduza os sachês na sua alimentação. Além de serem super palatáveis, ajudam bastante na hidratação, pois a maioria conta com 60 até 80% de água em sua composição. Quanto a quantidade certa, consulte a embalagem do alimento ou um médico veterinário.
3- Água limpa e fresca. Assim como os humanos, os gatos não gostam de uma água suja ou “velha”. Por isso, com frequência, lave o pote 2 a 3 vezes ao dia. Ah! outra dica é deixar o comedouro com alguma distância do bebedouro, pois o cheiro do alimento pode repelir a vontade do gato beber água.
4- Nos dias quentes coloque algumas pedras de gelo, para deixar a água fresca para seu bichano. Mas coloque pouco pois, água muito gelada pode causar estranheza e desconforto no seu gatinho.
Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.
Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.
Comments