Como fazer bolo de cenoura americano sem glúten

Por Baby Steinberg

O "Carrot Cake", bolo de cenoura americano é bem diferente do que você está habituado, tanto no sabor como na textura, além da massa não ficar amarelinha, ele tem gosto de especiarias e não de cenouras, é bem molhadinho e vem com uma cobertura cremosa de cream cheese. É sensacional!


Bolo de cenoura americano by Baby Steinberg

A massa é elaborada com cenouras in natura, nozes, açúcar mascavo, noz-moscada, canela, gengibre, cravo em pó. A cobertura e o recheio de cream cheese com e manteiga, é bem generosa e super aveludada, resultando em uma combinação perfeita de sabores.

Diz a historia que o bolo surgiu em 1900, quando a população adicionava cenoura à massa do pão para ficar mais molhadinho e doce.

Ingredientes:


4 ovos

2 xic de farinha de trigo SEM GLÚTEN 1 xíc de açúcar branco 1 xic de açúcar mascavo 3 xic de cenoura ralada 1 xic nozes picadas 1 xic óleo 1 xic de purê de maçã 1 colher de canela em pó 1/2 col de cravo em pó 1/2 col noz-moscada 1 col de gengibre em pó 2 col fermento químico 1 col Bicarbonato de sódio

* colheres de sopa


Comece pelo purê de maçã, que é bem simples e infelizmente no Brasil não temos pronto no mercado.


Descasque e corte 2 maçãs e cozinhe em água e canela até amolecer. Em um multiprocessador coloque somente as maçãs sem o liquido e bata até virar purê.

Preparo do bolo:

Num bowl comece batendo os ovos e depois vá acrescentando todos os ingredientes líquidos e misturando bem com um fouet.

Após aos poucos coloque a farinha e as especiarias sempre mexendo para que fique uma mistura lisinha e homogênea.

Próximo passo é adicionar a cenoura ralada,o fermento e o bicarbonato de sódio e misturar.

Em uma forma untada somente com óleo e despeje a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 40 minutos.

Deixe esfriar um pouco, mas com o bolo ainda morno desenforme e acrescente a camada generosa de cobertura, assim ficará mais fácil de espalha-la.

Caso resolva rechear, coloque a massa em 3 formas. Não recomendo fazer só um e cortar um em 3 partes.

Cobertura:

1 xic de cream cheese temperatura ambiente 1 xic de açúcar de confeiteiro 1 xic de manteiga 1 col de baunilha


Preparo:

Coloque a manteiga, o cream cheese e baunilha e misture com a batedeira por alguns minutos, logo após acrescente o açúcar de confeiteiro aos poucos e bata até ter uma mistura bem cremosa.


Deixe a manteiga e o cream cheese fora da geladeira por 20 minutos para amolecer antes de bater, assim obterá uma mistura mais cremosa.

Coloque em cima de todo bolo e salpique com pecan ralada. Leve a geladeira por uma hora(coberto para não ressecar) e esta pronto para servir.


Caso queira rechear com a mistura de cream cheese, asse a massa em 3 formas. Não recomendo fazer só um e cortar um em 3 partes.

Este bolo tem validade de 5/6 dias na geladeira.



Sirva com um chá neutro, tipo preto ou verde. Acho este bolo perfeito para dias frios, aproveite o tempo livre da quarentena e faça este bolinho.


Bon appetit!

Baby Steinberg

Baby Steinberg

CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco