A paixão e respeito dos japoneses pelas frutas

Por Baby Steinberg

O Japão é um país conhecido pela sua disciplina, delicadeza, organização e para mim também pela obsessão pelas frutas, e aqui destaco uma das preferidas: o melão.


Além da obsessão por games, eletrônicos e shows de tv, os japoneses têm muito interesse em comida. Aqui no Japão ( por onde ando neste momento), cultivar a fruta perfeita também é uma destas obsessões. Frutas no geral são bastante caras.


Foto Baby Steinberg

Eu já sabia da paixão dos japoneses por elas, em especial pelo melão, que é uma das mais apreciadas e caras neste país. Mas mesmo assim, me surpreendi com os preços das frutas em geral e ao ver os hóspedes do hotel comendo pratos cheios de melão e repetindo várias vezes.

Por aqui o melão não é uma fruta que você pode comer todos os dias, é mais especial, que se consome em dia de festa e para presentear familiares e amigos.


Considerada uma fruta luxuosa, o melão mais alaranjado, conhecido como cantaloupe no ocidente e yunari cantaloupe, é o mais desejado. Os japoneses consideram as frutas cultivadas na região de Hookkaiko, as mais doces e esteticamente perfeitas.



Foto: Baby Steinberg

Não é somente a fruta in natura que os japoneses gostam, eles amam o sabor de melão em vários alimentos e drinks.


Foto: Baby Steinberg

Entre as bebidas mais famosas por aqui, desde os anos 50, estão os refrigerantes de melão, além das marcas japonesas, a própria Coca Cola tem Fanta melão e outras bebidas com este sabor.




Um dos snacks típicos daqui é um pãozinho doce que se parece e tem o nome da fruta. Tem esta característica por ser um pão coberto com uma massa de cookie em cima, dando assim esta textura da casca de melão. Você encontra facilmente em supermercados e lojas de conveniência.


Foto: Baby Steinberg

Foto: Baby Steinberg

Por aqui um melão pode custar de $10 a $180 nos mercados de frutas e até mesmo tipos mais raros podem ser leiloados. Em maio deste ano, dois melões de Hokkaido foram vendidos por mais ou menos $45,000. O melão mais barato que eu encontrei custava $20.


Dar presente é parte importante da cultura budista, seja para seu chefe, anfitrião, professor ou em agradecimento. E as frutas são consideradas perfeitas para estas ocasiões. Inclusive dão certo status a quem está oferecendo.

Assim como nós ocidentais presenteamos com o champanhe, as flores e os chocolates em datas especiais, aqui existem lugares que vendem caixas de presentes belíssimas contento dois ou três tipos de frutas. As mesmas também são oferecidas aos deuses budistas e por isto são vistas com muito respeito. Talvez seja o grupo da cadeia alimentar mas importante e mais valioso por aqui.



Perguntei para três japoneses que falavam um pouco melhor inglês o porquê destes preços e a resposta de todos foi porque aqui conseguem produzir uma fruta mais doce e que eles têm muito cuidado e respeito pelas plantas e frutos.


Ainda não sei de certeza a razão, mas posso dizer que foram os melões mais doces e perfeitamente maduros que comi.


Enquanto isto continuarei provando tudo sabor melão e pesquisando preços das frutas no Japão.


Baby Steinberg no Japão! Veja outras publicações aqui.

CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco