top of page

A beleza quebrando barreiras

A beleza é a qualidade de tudo que é agradável de se ver, sentir e viver. Capaz de encantar quem a contempla, está em gestos, olhares e sorrisos. Mas também na simplicidade de sermos quem realmente somos. Obviamente, seria impossível uma definição absoluta, pois cada um tem

um conceito sobre o que julga ser belo.


Quem me conhece sabe que sou encantado por concursos de beleza, que na verdade a beleza é apenas um dos diversos quesitos de avaliação de um concurso, mas é fundamental. Participei por anos de concursos de beleza, ganhei alguns e em 2012 fui consagrado Mister Rio Grande do Sul 2012, classificando-se em 6º lugar no Mister Brasil daquele ano, até questionado na época se me considerava o mais bonito, eu disse que não, ademais se fosse só beleza o concurso não teria ocorrido por 5 dias. Ali encerrei minha carreira como participante, mas continuei como

jurado, apresentador e espectador desses certames.


Os concursos, apesar de cada vez surgirem mais com diversas titulações, sempre vão existir e permanecer os que passam credibilidade, confiança e muito RESPEITO com seus candidatos e sua produção.


Esse ano torna-se mais especial para mim, pois os concursos estão quebrando barreiras, paradigmas e preconceitos, além de novos formatos, mais atuais, devendo se adequar a realidade de onde ele acontece, a participação de pessoas TRANS nesses concursos está sendo destaque, eu como militante na causa, vejo o quanto estamos evoluindo.


Apesar de toda a polêmica, uma mulher trans ou homem trans, deve ser respeitado como tal, estamos aqui não falando apenas de uma questão de direito, mas de igualdade e de dignidade.


O Miss universo é um dos concursos de beleza realizado desde 1952. Dezenas de representantes de todo o mundo são avaliadas por jurados, que escolhem a cada ano a mulher

do universo.


A Espanha acaba de dar mais um passo na contribuição com a representatividade e a diversidade e fez história ao eleger, pela primeira vez, uma mulher trans como a mais bela do país. A modelo transgênero Angela Ponce, de 23 anos, foi eleita Miss Espanha e recebeu a

coroa de Sofía del Prado, vencedora do concurso em 2017.


angela ponce
Angela Ponce

Com o título, Ponce disputará este ano, a 67ª edição do Miss Universo 2018 que será no dia 16 de dezembro, em Bangkok, Tailândia! Essa será a segunda vez na história que uma mulher trans participa do concurso. Em 2012, a canadense Jenna Talackova ficou entre as 12 finalistas. Amo meu Brasil e nossa Mayra Dias, mas imagina que lindo ver uma Miss Universo Trans!


Em entrevista à imprensa espanhola, a modelo disse que levar o nome e as cores da Espanha sempre foi seu grande sonho e que, com o título, pretende levar uma mensagem de inclusão, tolerância, respeito e amor não só para a comunidade LGBTQ+, mas para o mundo inteiro.

Também tenho o orgulho de ter minha cliente Paula Oliveira como candidata em outro concurso. Responsável por alçar muitas subcelebridades à fama, a edição 2018 do Concurso Miss Bumbum está no centro de uma polêmica entre as 27 candidatas divulgadas, na qual duas delas são transgêneros, o que causou revolta de uma de suas concorrentes a ponto de desistir da competição antes mesmo do seu início, sendo notificada extrajudicialmente.


Paula Oliveira - miss bubum
Paula Oliveira

Paula Oliveira, defensora do estado Amazonas, passou pela transição de gênero com direito a realização cirurgia de redesignação pelo Sistema Único de Saúde (Sus) e teve o total apoio do seu pai e família. “Fiz a cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Foi um processo demorado, mas o resultado me deixou muito feliz”.


Paula é gaúcha, está enfrentando diversas críticas, mas segue como uma das mais fortes candidatas. A final do concurso será em novembro na cidade de São Paulo.

Estamos falando de dois concursos femininos com mulheres Trans, mas temos também diversos concursos masculinos, como o Mister Rio Grande do Sul, em diversas franquias, este ano a franquia MDB terá como candidato o homem trans Athos Souza. Ele tem 28 anos, é Mister Diversidade do Vale dos Sinos 2016 e Mister Diversidade Porto Alegre 2017. Ao ser questionado quem é o Athos, o mesmo responde: “Procuro sempre não me rotular ou me limitar ao me descrever. Sou tanta coisa e ao mesmo tempo posso não ser nada. Mas resolvi ir então pelo caminho mais fácil: sou um cara alegre, com facilidade de fazer amizades, gosto de conhecer pessoas, viajar, sou muito vaidoso, persistente e também ambicioso. Acredito ser um homem em “desconstrução”.


Athos Souza - trans
Athos Souza

Conheci Athos em eventos e fico encantando com sua elegância, simpatia e brilho nos olhos, me sentiria representado com a vitória de Athos. Como todo concurso precisamos não só de apoio moral, mas financeiro e material, então Athos está em busca de patrocinadores, quem tiver interesse em ajudá-lo, me enviei um e-mail que passarei seu contato. O concurso ocorrerá dia 14

de outubro aqui em Porto Alegre.

Estamos caminhando a liberdade e aceitação, e mostrando mais uma vez que beleza vai além do “SER BELO”. Mas ainda eu quero ver pessoas trans tendo seu espaço merecido também em empresas, em postos dignos de trabalho, em universidades... sendo valorizadas.


Parabéns às organizações desses eventos, que possam servir de exemplo para as demais e parabéns a esses lindos candidatos, que estão mostrando o quanto são lindos e fortes, acima de tudo.


Vagner Oliveira

Advogado

Especialista em Direito Homoafetivo

Pós-Graduado em Processo Civil

bottom of page